Conecte-se conosco

Commodities

Plantio de soja no PR alcança 99% com lavouras no pior estado em pelo menos 5 anos

Relatório semanal do Deral mostrou que apenas 72% das lavouras de soja paranaenses estão em condições boas.

Publicado

em

O Departamento de Economia Rural (Deral) informou nesta terça-feira que o plantio de soja 2020/21 no Paraná chegou em sua reta final com as lavouras em condições piores do que as registradas em ao menos últimos cinco anos.

O órgão do governo estadual mostrou em relatório semanal que 72% das lavouras de soja paranaenses estão em condições boas, ao passo que 4% foram avaliadas em situação ruim, os mesmos níveis registrados na semana passada.

Contudo, as lavouras em condição boa eram 81% e as em estado ruim 3% em igual período do ano passado.

Segundo dados do Deral que remetem a 2015, antes disso, as piores condições nesta época do ano haviam sido observadas em 2017, quando 90% das lavouras se encontravam em bom estado e 10% em condições médias.

O departamento disse ainda que 12% das lavouras estavam em fase de floração até segunda-feira, versus 22% em igual época da safra passada, ao passo 82% continuavam em desenvolvimento vegetativo, contra 72% na temporada 2019/20.

A semeadura da soja está quase finalizada no Paraná, segundo Estado produtor do Brasil, atrás somente de Mato Grosso. O plantio avançou 2% na semana e chegou a 99% da área esperada, disse o Deral.

A semana passada, a safra de soja 2020/21 do Estado foi projetada pelo Deral em 20,47 milhões de toneladas, 1% a menos do que a produção recorde de 2019/20.

O Paraná enfrentou adversidades com a falta de chuvas nesta safra, principalmente no início. As precipitações mais recentes ajudaram no avanço do plantio, mas o departamento ainda via uma necessidade de mais regularidade de chuvas para “garantir a safra”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS