Mundo
Polêmico: nos Estados Unidos, o uso de fogão a gás pode ser proibido
Fogões a gás podem ser proibidos nos EUA. O item essencial de cozinha deve ser substituído em breve por fogões elétricos. Entenda por quê.
Esse poderá ser o começo do fim da era dos fogões a gás, tão populares e ainda amados. Será então o início do reinado das versões elétricas? Sim, pelo menos nos Estados Unidos. Mesmo que muitos brasileiros já sejam adeptos do fogão elétrico, conhecido também como cooktop ou fogão por indução, muitas famílias não trocam o tradicional.
Mas por que os Estados Unidos querem proibir, de fato, o uso deste eletrodoméstico? Há dois fatores principais: a saúde da população e o meio ambiente. Entenda melhor.
O que levaria à proibição do uso do fogão a gás em território norte-americano?
O primeiro motivo está ligado à saúde daqueles que utilizam esse tipo para cozinhar, visto que os gases liberados por ele podem acabar causando doenças, como câncer, asma, diabetes, problemas cardiovasculares e outros, diferente dos fogões por indução, que não são capazes de produzir estes gases maléficos à saúde dos moradores.
O outro está ligado ao meio ambiente, já que a fumaça e os gases emitidos pela queima do gás são capazes de fazer mal também ao ecossistema. Os gases emitidos são o dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono que, ao serem liberados em grandes quantidades, poluem o meio ambiente.
Os Estados Unidos está tentando diminuir o impacto ambiental com base em pequenas mudanças, como com a troca dos fogões. A proposta é que sejam utilizados agora apenas os elétricos, que não são capazes de emitir gases, visto que não “criam” fogo, mas usam um aquecimento por indução.
Essa tecnologia já é bastante comum, inclusive no Brasil. Claro, o eletrodoméstico mais comum nas casas ainda é o fogão a gás. O motivo disso é que ele tende a ser o mais econômico para os usuários, diferentemente daquele que usa diretamente a energia elétrica. De toda forma, o governo americano acredita que seja uma troca justa, mesmo que mais cara, para diminuir o impacto ambiental e favorecer a saúde.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo19 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Investimentos2 dias atrás
Saiba o que é come-cotas e como ele afeta a rentabilidade dos seus investimentos
-
Automobilística2 dias atrás
Honda cria ‘moto Pokémon‘ que se equilibra sozinha