Conecte-se conosco

Tecnologia

Polo tecnológico de Portugal tenta atrair startups chinesas

Já há investimentos previstos.

Publicado

em

O presidente da Oeiras Valley Investment Agency (OVIA), António Martins da Cruz, anunciou que o município de Oeiras, no distrito de Lisboa, está em busca de atrair mais investimentos, especialmente nas áreas de tecnologia e construção. Durante um workshop realizado na Universidade Cidade de Macau, Martins da Cruz, que já foi ministro dos Negócios Estrangeiros, destacou o potencial da região para se tornar um polo de atração para empresas.

Oeiras já se destaca por abrigar o maior investimento chinês previsto para 2025 em Portugal, que inclui um parque empresarial e habitacional composto por 18 edifícios. Segundo o presidente da OVIA, a construção das infraestruturas desse projeto deverá iniciar ainda este ano, resultado de uma parceria entre a subsidiária em Macau da gigante estatal China State Construction Engineering Corporation (CSCEC) e o grupo português Teixeira Duarte.

Martins da Cruz acredita que há espaço para mais investimentos, ressaltando a capacidade das empresas chinesas na Grande Baía, um projeto que visa integrar Hong Kong, Macau e nove cidades da província de Guangdong em uma região com mais de 86 milhões de habitantes e uma economia que superou um bilhão de euros em 2023.

Portugal

No próximo sábado, a delegação de Oeiras se reunirá com várias empresas na ilha de Hengqin, que expressaram interesse em investir em Portugal e em estabelecer parcerias. Martins da Cruz destacou a importância de Macau como uma plataforma crucial para os investimentos portugueses, afirmando que “é uma janela de oportunidade que queremos aproveitar”.

Desde 2003, a China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como uma ponte para fortalecer a cooperação econômica e comercial com os países de língua portuguesa. Nesse ano, também foi criado o Fórum de Macau, um mecanismo que integra a China e nove nações lusófonas, incluindo Angola, Brasil, e Portugal.

(Com Agências).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS