Educação
‘Por hora’ ou ‘por ora’: entenda a diferença entre as palavras e não erre mais!
Você sabe o que são palavras homófonas? Descubra isso e muito mais aqui e não erre mais expressões como ‘por hora’!
Apesar de muitos de nós não termos muita noção após a vida adulta, a língua portuguesa é muito complexa até mesmo para os brasileiros. Isso ocorre porque existem muitas regras gramaticais, usos diferentes para palavras semelhantes, palavras homógrafas, homófonas e muito mais.
Assim sendo, alguns termos e expressões exigem que se faça um raciocínio antes de colocá-los no papel, como é o caso dos “porquês”, que possuem quatro variações específicas para sua função na frase, por exemplo.
No entanto, aqui trataremos de outra expressão que confunde muitas pessoas: “por hora” e “por ora”. A confusão começa quando ambas as escritas estão corretas e possuem a mesma pronúncia, mas não são utilizadas para a mesma finalidade, conforme a grafia. Descubra mais abaixo.
Quando usar “por ora” ou “por hora”
Como já entendemos, a língua portuguesa está repleta de palavras, termos e expressões que acabam parecendo algum tipo de pegadinha, feita para confundir e enganar aqueles menos experientes em relação às normas do idioma.
Agora, se você é uma das diversas pessoas falantes da língua portuguesa que se confundem na hora de utilizar as expressões “por ora” e “por hora”, seus problemas estão prestes a terminar. Confira.
Quando usar a expressão “por ora”
O termo “por ora” deve ser visto como um sinônimo de “por enquanto”, “por agora”, “neste momento”, enfim, esse é o conceito da expressão. Abaixo, confira alguns exemplos para ilustrar quando deve ser utilizado:
- Por ora, não acredito que esta situação tenha alguma solução;
- Por ora, pretendo esperar;
- Mesmo demitido, ele disse que, por ora, não iria viajar.
Quando usar a expressão “por hora”
Assim como a palavra “hora”, essa expressão é um indicativo de tempo, muito comum em frases que tratam sobre a distância que determinado veículo é capaz de percorrer em uma hora em movimento. Confira alguns exemplos:
- Você recebe somente dois reais por hora, não acha pouco?
- A velocidade máxima permitida era de 80 km por hora;
- O estacionamento custava R$ 15 por hora.
Palavras homônimas
Grande parte da confusão na língua portuguesa é causada pelas palavras homônimas, como é o caso de “por hora” e “por ora”. Essas são palavras que algumas vezes possuem a mesma escrita ou a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Palavras homônimas são divididas em três gêneros:
- Perfeitas: palavras que são idênticas na escrita e na pronúncia, como caminho (verbo) e caminho (substantivo), livre (verbo) e livre (adjetivo), cedo (advérbio de tempo) e cedo (verbo);
- Homógrafas: apesar de serem escritas iguais, a pronúncia é diferente, como é o caso de colher (substantivo) e colher (verbo), jogo (verbo) e jogo (substantivo);
- Homófonas: palavras escritas de forma diferente, mas que são pronunciadas de forma idêntica, como consertar (reparar) e concertar (dar um concerto), ascender (subir) e acender (ligar algo);
E, como vimos, ora (agora) e hora (período de tempo).

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia11 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura