Curiosidades
Por que alguns umbigos são saltados 'para fora'? Veja a resposta da ciência
Alguns estudos mostram que cerca de 10% das pessoas no mundo têm o umbigo para fora. E isso é tão normal quanto ter cabelo cacheado ou liso.
Já parou para pensar por que algumas pessoas têm o umbigo saltado para fora e outras não? Acontece que essa ‘marquinha’ no meio da nossa barriga tem suas peculiaridades e a ciência tem explicações bem interessantes sobre isso.
O que é o umbigo, afinal?
O umbigo é basicamente uma cicatriz. Sim, isso mesmo! Ele marca o ponto onde o cordão umbilical, aquela corda que nos ligava à nossa mãe enquanto estávamos na barriga, estava preso. Esse cordão era importante porque era por ele que recebíamos todo o alimento e oxigênio necessários para crescer saudáveis até o dia do nascimento.
Umbigos para fora e para dentro: por que isso acontece?
Agora, sobre o mistério do umbigo “para fora” ou “para dentro”, a resposta é mais simples do que parece. Alguns estudos, como um publicado pela revista _Springer_, mostram que cerca de 10% das pessoas no mundo têm o umbigo para fora. E isso é tão normal quanto ter cabelo cacheado ou liso.
A forma do nosso umbigo não tem nada a ver com como o cordão foi cortado quando nascemos ou onde fizeram a incisão. Na verdade, isso já está tudo decidido pela nossa genética desde quando estamos nos formando na barriga da mãe.
Mas e as hérnias umbilicais?
Tem um detalhe importante aí: às vezes, o umbigo saltado pode ser sinal de hérnia umbilical em bebês, algo que geralmente se resolve sozinho com o tempo. Isso acontece por causa da pressão na barriga do bebê que está crescendo lá dentro, especialmente quando está chegando a hora de nascer.
A jornada do umbigo
Desde o começo, quando ainda somos um ‘projeto’ na barriga da mãe, o cordão umbilical é nosso primeiro contato com o mundo, trazendo tudo que precisamos para nos desenvolver. E, depois que nascemos, o que sobra desse cordão seca e cai, deixando apenas o umbigo como lembrança dessa conexão.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025