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Automobilística

Por que o fim do calorão pode não ser tão bom para o bolso do motorista?

Essa onda de calor trouxe um alerta importante que muitos motoristas podem deixar de lado, confira!

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As últimas semanas têm sido marcadas pelas fortes ondas de calor que se estacionaram no Brasil. No entanto, existem boas notícias para você que não aguenta mais essa situação, pois a previsão do tempo indica uma queda nas temperaturas em algumas regiões do país. É nesse momento que os motoristas devem ficar atentos à manutenção de seus veículos.

Você sabia que existe um detalhe muito importante que os motoristas frequentemente esquecem de realizar na manutenção e que pode acabar gerando um grande prejuízo? Entenda melhor o que pode ser e procure se precaver para evitar maiores dores de cabeça com esse problema.

Os pneus são o principal motivo de manutenção dos carros em casos de calor

Os dias mais frescos significam menor demanda no sistema de ar-condicionado dos carros. No entanto, é crucial que os motoristas prestem atenção especial em seus pneus. Para aqueles que calibraram seus pneus durante a onda de calor, ou antes dela, é aconselhável fazer uma revisão nos próximos dias.

Ignorar esse cuidado específico pode resultar em desgaste acelerado dos pneus, maior risco de danos nas rodas e furos, além de um aumento no consumo de combustível. Pneus descalibrados também representam um risco para a segurança, pois aumentam a probabilidade de acidentes.

É importante frisar que um aumento de aproximadamente 5,5 ºC na temperatura ambiente pode reduzir em uma libra a pressão dos pneus, de acordo com pesquisas da Continental.

Além disso, a cada quatro libras perdidas de pressão, o consumo de combustível pode aumentar em cerca de 1,5%. Ou seja, com essa massa de ar quente, que elevou as temperaturas a níveis escaldantes, é preciso manter a atenção nos seus pneus.

Para os motoristas que calibraram seus pneus em dias de calor, quando a temperatura dos pneus estava mais alta do que a temperatura ambiente, é crucial monitorar a queda na pressão quando o clima esfriar. Com uma redução de 15 ºC na temperatura, a perda de pressão pode chegar ou até mesmo ultrapassar três libras.

É importante destacar que rodar com os pneus abaixo da pressão recomendada é a principal causa de problemas nesse componente, de acordo com a agência de trânsito dos Estados Unidos. Apesar desse alerta, ainda há 27% dos carros e 32% das vans, caminhonetes e utilitários no país circulando com pneus em condições inadequadas.

Portanto, não deixe para depois o que você pode prestar atenção agora. Dessa forma, além de se proteger, você estará protegendo quem anda com você e outros pedestres.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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