Conecte-se conosco

Economia

Por que os brasileiros estão se demitindo?

Percebeu-se uma grande movimentaçao de demissões no Brasil. Entenda como isso está ocorrendo e qual o motivo. Leia mais!

Publicado

em

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do IBGE, no mês de março, cerca de 603.136 brasileiros pediram demissão.

Veja também: Desemprego faz trabalhadores optarem por aplicativos para trabalhar

Em vista disso, de acordo com as estimativas, o salário foi uma das motivações para tal medida, embora mais de 50% dos entrevistados falaram de outros fatores. No mês de janeiro, 554.191 pessoas resolveram largar seus trabalhos. No mês de fevereiro, 560 mil tomaram a mesma dicção e em março, foram 603.136.

Um ponto a ser destacado, é que essa movimentação nos Estados Unidos da América foi chamada de “The Great Resignation”, com cerca de 4 milhões de demissões, e, ao que tudo indica, chegou no Brasil.

No que refere-se aos motivos de demissão, 37% dos entrevistados dizem que a motivação principal é um salário melhor e digno, para 19% é o desejo de aprender algo novo e para outros 12% era a expectativa de melhorar a qualidade de vida.

Todavia, conforme a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), essa dinâmica é um vislumbre das relações trabalhistas geradas pela pandemia.

Como no Brasil o endividamento e a inadimplência das famílias bateram recorde em abril de 2022, ficando em torno de 77,7%, boa parte dos brasileiros continuam procurando maneiras efetivas de quitar suas dívidas e continuar levando uma vida, no mínimo, digna.

Além disso, é importante destacar que desse 77,7%, 10,9% enfatizaram não ter as mínimas condições de pagar suas contas que estão traçadas.

Dessa forma, os brasileiros estão tentando encontrar essas saídas no empreendedorismo, não é atoa que apenas em 2021, 3,3 milhões de micro e pequenas empresas foram abertas no Brasil.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS