Conecte-se conosco

Curiosidades

Por que os mosquitos escolhem os tornozelos? A resposta pode te surpreender!

Mosquitos e pernilongos são um verdadeiro incômodo, mas, ao mesmo tempo, esses bichos parecem ter eleito uma parte do corpo em especial para atacar. Você imagina o porquê?

Publicado

em

Os mosquitos são um tipo de inseto bastante comum em diversos lugares do mundo e somente não são encontrados nas regiões polares do globo terrestre, já que esse animal não sobrevive em climas gelados. Porém, o Brasil é um país tropical, de modo que por aqui o animal infelizmente se sente em casa.

Logo, não há nada pior do que receber uma picada de um desses “pequenos vampiros”, pois além de causarem coceira e irritação, elas também acabam deixando marcas na pele. Agora, você já reparou que tais insetos parecem ter uma predileção especial pelos nossos tornozelos?

Mas será que isso é real ou apenas alguma coincidência relatada por um número grande de pessoas? Existe uma explicação plausível e científica para esse fenômeno? Confira agora a resposta para todas essas questões!

Mosquitos preferem ou não picar tornozelos?

Segundo os biólogos especialistas, os mosquitos conseguem detectar os níveis de calor, odores específicos e do dióxido de carbono emitidos pelo nosso corpo. Portanto, como nossos tornozelos são uma parte mais constantemente exposta, a liberação destes elementos é mais frequente nessa região do nosso corpo.

Assim, tal área acaba recebendo uma atenção maior por parte dos bichos que fazem dela o seu alvo principal quando escolhem uma presa. Inclusive, é bastante comum que essa predileção seja maior em tempos mais quentes, quando as pessoas suam e disseminam odores com maior intensidade.

Outro fator que facilita a ação dos insetos é o seu tamanho diminuto, possibilitando que eles se ocultem embaixo de camas, cadeiras, mesas e cortinas. Então, se você está cansado de sofrer com esse tipo de problema, uma boa alternativa é utilizar produtos à base de citronela ou louro para proteger a pele.

Infelizmente, existem alguns espécimes que podem causar sérios males e doenças, como no caso da dengue, transmitida pela variedade conhecida como Aedes aegypti. Além disso, patologias como a febre amarela e a malária também possuem suas origens nestes animais em específico, então, todo o cuidado é pouco.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS