Agronegócio
Por que você sente (ou não) o cheiro de barata? Resposta pode estar na sua genética
A ciência por trás dessa diferença na percepção de cheiros é bem interessante. Um estudo mostrou que as pessoas não sentem os cheiros da mesma maneira.
Sim, você leu certo. Baratas, esses bichinhos que muita gente não gosta nem de ver por perto, exalam um cheiro que nem todo mundo consegue detectar. A verdade é que essa capacidade de sentir o odor das baratas é uma questão genética, uma espécie de loteria do DNA que faz com que apenas algumas pessoas tenham essa percepção olfativa tão peculiar.
Como funciona essa percepção?
Baratas se comunicam através de feromônios, que são substâncias químicas como a trimetilamina (TMA), responsáveis por esse cheiro característico. No entanto, só é possível sentir esse aroma se você tiver um gene específico ativo, que faz com que seu corpo reconheça e reaja ao cheiro da TMA. Se por acaso esse gene não estiver ativo em você, parabéns (ou não), você não sentirá nada.
Mas que cheiro é esse?
Descrever o cheiro de uma barata não é a tarefa mais fácil do mundo. Quem consegue sentir, relata algo entre mofado e oleoso, mas isso pode variar muito. O ambiente, o que a barata comeu e até mesmo a espécie da barata podem influenciar no “perfume” que ela deixa por onde passa.
Não são só as baratas
Interessante é que as baratas não estão sozinhas nessa de ter cheiros únicos. As formigas, por exemplo, também podem exalar aromas distintos. Algumas podem lembrar citronela, outras até mesmo chocolate! Porém, geralmente é preciso uma grande quantidade delas ou, infelizmente, esmagar uma para realmente captar esses odores.
Por que isso acontece?
A ciência por trás dessa diferença na percepção de cheiros é bem interessante. Um estudo publicado em 2019 mostrou que as pessoas não sentem os cheiros da mesma maneira.
Com mais de 400 receptores olfativos, as variações genéticas entre indivíduos fazem com que alguns sejam mais sensíveis a certos odores do que outros. Ou seja, o mundo é cheio de cheiros que nem todos nós podemos perceber.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia2 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia12 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura