Automobilística
Porque o Toyota Yaris não emplacou no gosto do brasileiro?
Mesmo sendo mais barato que o Corolla, o hatch tem dificuldades para vender tanto quanto seu parceiro de montadora. Mudanças podem ser a solução.
A Toyota deve anunciar o novo modelo do Yaris até agosto de 2022. No caso, se trata do modelo vendido em países emergentes como Brasil e Tailândia. A apresentação, aliás, deve ocorrer no país asiático antes de chegar ao mercado brasileiro. Isso caso o novo Yaris de fato desembarque por aqui, afinal, o carro não conseguiu emplacar de vez.
Leia mais: PIS/Pasep: Caixa autoriza saque de 22,8 bilhões; Saiba quem recebe
O Toyota Yaris é vendido em dois modelos diferentes. Um deles é o que roda pelas ruas do Brasil e da Tailândia, enquanto o outro é a versão europeia do carro.
Desde seu lançamento no Brasil, o Yaris já sofreu três atualizações. A última delas foi em 2018, portanto, há três anos o automóvel não passa por mudanças.
Com a repaginação do modelo mais “modesto”, a montadora deve diminuir um pouco a diferença entre o europeu. As informações sobre o anúncio em agosto do ano que vem foram dadas pela revista Autocar India.
Baixa popularidade
Voltando à versão atual do hatch, a verdade é que o veículo ainda não viveu seu momento de fama no Brasil. Mesmo sendo mais barato que seu irmão maior, o Corolla, ainda assim as vendas não superaram as do parceiro.
Com as novas versões do Yaris planejadas para o ano que vem, talvez o carro tenha um desempenho melhor.
Mudanças
De acordo com a montadora, as atualizações previstas para 2022 vão além do design. A plataforma da versão sedã deve passar por profunda modernização. A nova base de construção é a mesma utilizada no Corolla em modelos SUV da Toyota.
No caso, a montadora utilizará a plataforma DNGA para produção do novo Yaris. Um dos focos dessa plataforma é otimizar os custos e oferecer um preço final acessível.
Vale destacar que essa mesma base foi utilizada pela Daihatsu, empresa controlada pela Toyota. Um sedã já foi criado a partir dela. Trata-se do DN-F Sedan, em 2017.
Novo Yaris
A nova geração do Yaris asiático é conhecida dentro da Toyota pelo nome de D92A. O “D” presente na sigla faz referência à nova plataforma de construção.
De acordo com a revista Autocar India, o novo Yaris será mais leve, porém mais resistente. A rigidez estrutural deve ser superior à atual e, por isso, irá conferir mais segurança aos ocupantes.
Sobre o motor do novo modelo ainda não existem informações relevantes. Contudo, é possível que as opções sejam as mesmas utilizadas no SUV compacto Toyota Raize.
Caso a expectativa se confirme, o motor será o 1.0 turbo, capaz de entregar até 98 cv de potência. Também existe a opção do 1.5 movido a gasolina.

-
Mundo13 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças21 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento
-
Tecnologia17 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’