Conecte-se conosco

Mundo

Portugal cai em ranking de melhor país para estrangeiros

O Panamá lidera o ranking deste ano.

Publicado

em

Portugal caiu para a 15ª posição no ranking Expat Insider 2024, que avalia os melhores países para estrangeiros viverem no exterior, uma queda de cinco lugares em relação ao ano anterior.

O Panamá lidera o ranking deste ano, subindo do 3º lugar para o 1º, seguido pelo México e pela Indonésia. Apenas no quarto lugar aparece o primeiro país europeu: a Espanha, considerada o 4º melhor país para estrangeiros, liderando especialmente no quesito qualidade de vida. O top 5 é completado pela Colômbia.

Portugal, agora na 15ª posição, registrou retrocessos em alguns dos indicadores avaliados no ranking. A qualidade de vida (7º lugar), finanças pessoais (13º) e facilidade de integração (15º) continuam apresentando desempenhos sólidos.

Portugal

Entretanto, o indicador que avalia oportunidades de trabalho no exterior, assim como os fatores mais relevantes para os emigrantes (como habitação, serviços digitais e o idioma), receberam avaliações mais baixas, contribuindo para a perda de posições no ranking em termos de satisfação geral dos entrevistados com a vida em Portugal.

Estrangeiros vivendo em Portugal frequentemente se queixam da falta de oportunidades de carreira e das burocracias enfrentadas para trabalhar no país.

Posição

O Kuwait ocupou a última posição neste ranking, enquanto a Turquia ficou em 52º e a Finlândia em 51º, esta última registrando a maior queda no índice este ano, do 16º para o 51º lugar, devido a dificuldades de integração e uma avaliação negativa das finanças pessoais.

A InterNations, com sede em Munique, na Alemanha, é uma das maiores comunidades de estrangeiros do mundo, contando com mais de 5,3 milhões de membros.

Residentes

Segundo dados recentes, Portugal tem uma população estrangeira residente de aproximadamente 662 mil pessoas. Esse número inclui cidadãos de diversos países que vivem em Portugal por motivos variados, como trabalho, estudo, aposentadoria ou investimento.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS