Conecte-se conosco

Criptomoedas

Portugal está entre melhores países para investidores cripto

Regulamentação favorável.

Publicado

em

Portugal é considerado uma das melhores jurisdições do mundo para investidores em criptomoedas, graças à sua regulamentação favorável. O país ocupa a sexta posição no “Relatório Global 2024 sobre as Melhores Jurisdições para Investidores em Criptomoedas”, elaborado pela Global Citizen Solutions, que avaliou 75 nações com base em 13 indicadores.

A liderança do ranking é ocupada pela Suíça, com 94,01 pontos, seguida por Singapura (91,58 pontos) e pelos Emirados Árabes Unidos (90,66 pontos). Embora Liechtenstein tenha a mesma pontuação que os Emirados, ocupa a quarta posição.

Com uma pontuação total de 90,54, Portugal se destaca por sua abordagem ao mercado de criptomoedas. Laura Madrid, coordenadora do estudo, afirmou: “Com a transferência de riqueza para gerações mais jovens, a demanda por investimentos em criptomoedas com regulamentações claras está aumentando. Para lidar com a intensa energia da mineração de criptomoedas, introduzimos um indicador de Transição Verde para avaliar os esforços de sustentabilidade dos países.”

Portugal

A análise revela que a Europa se posiciona como um centro global com políticas favoráveis às criptomoedas, adotando uma regulamentação progressista. Oito dos dez primeiros países no ranking são europeus, com a Suíça e Liechtenstein se destacando por seus regimes fiscais que isentam os ganhos provenientes de criptomoedas.

Os Emirados Árabes Unidos e Singapura se sobressaem nas primeiras colocações devido à inexistência de impostos sobre esses ativos digitais e ao forte apoio à inovação em blockchain.

Entre os 75 países analisados, 76% permitem investimentos em criptomoedas, enquanto 23% impõem proibições, afetando 15% dos indivíduos de alto patrimônio líquido no mundo. O relatório destaca que a China, por exemplo, continua a proibir totalmente a mineração, o uso e a troca de criptomoedas, levando investidores chineses a buscar residências fiscais em jurisdições mais favoráveis, como Hong Kong, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Portugal.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS