Agronegócio
Pouca água, muito estilo: Como cultivar cactos e deixar sua casa ainda mais bonita?
Os cactos são plantas muito populares e fáceis de cultivar em casa, mas isso não significa que não precisam de cuidados especiais.
A seguir, vamos te dar algumas dicas de como cuidar dos seus cactos da maneira correta e evitar problemas comuns. Assim eles sempre estarão vistosos!
Como cuidar dos cactos da maneira correta?
Imagem: Suju-foto / Pixabay
Escolha o cacto
O primeiro passo é escolher o tipo de cacto que você quer ter em casa. Existem milhares de espécies diferentes, com formas, tamanhos, cores e flores variadas. Algumas são mais adequadas para ambientes internos, outras para externos. Pesquise sobre as características e necessidades de cada uma antes de comprar.
Onde plantar?
Escolha o vaso e o substrato adequados para o seu cacto. Os cactos precisam de um vaso com furos na parte inferior para drenar o excesso de água e evitar o apodrecimento das raízes.
O substrato deve ser leve, poroso e rico em matéria orgânica, como areia, pedriscos, casca de pinus ou perlita. Você pode comprar um substrato pronto para cactos ou fazer o seu próprio.
Como aguar esta plantinha?
Regue o seu cacto com moderação. Os cactos são plantas que armazenam água em seus tecidos, por isso não precisam de muita rega.
O ideal é regar apenas quando o substrato estiver seco ao toque, o que pode variar de acordo com a temperatura, a umidade e a luminosidade do ambiente.
Em geral, no verão, você pode regar uma vez por semana; e, no inverno, uma vez por mês. Use um regador com bico fino e molhe apenas o substrato, evitando molhar o caule e as folhas.
Luz do Sol
O quarto passo é proporcionar uma boa iluminação para o seu cacto. São plantas que gostam de Sol pleno ou meia-sombra, dependendo da espécie.
Se você tiver um cacto em um ambiente interno, coloque-o próximo a uma janela que receba luz direta ou indireta durante algumas horas do dia. Se ele estiver em um ambiente externo, proteja-o do sol forte do meio-dia e das geadas no inverno.
Dá-lhe vitamina!
Adube o seu cacto periodicamente, para estimular seu crescimento e floração. Você pode usar um adubo específico para cactos ou um adubo orgânico, como húmus de minhoca ou farinha de osso.
Siga as instruções da embalagem ou aplique uma pequena quantidade no substrato a cada dois meses, durante a primavera e o verão.
Poda
Pode o seu cacto quando necessário para remover partes secas, doentes ou danificadas. Use uma tesoura ou uma faca bem afiada e esterilizada para fazer os cortes. Aplique canela em pó ou carvão vegetal nos locais cortados para evitar infecções. Você pode usar as partes podadas para fazer novas mudas.
Xô, praga!
Previna e combata as pragas e doenças que podem afetar os seus cactos. Os principais problemas que podem ocorrer são: cochonilhas, pulgões, ácaros, fungos e bactérias.
Para manter sua plantinha longe desse problema, mantenha os cactos limpos, arejados e bem cuidados. Mas, se for tarde demais, para combatê-los, use produtos naturais ou específicos para cactos, seguindo as recomendações do fabricante ou de um especialista.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem