Conecte-se conosco

Automobilística

Preciso deixar o motor do carro aquecer antes de rodar? Veja o que fazer

Muitos motoristas deixam o motor aquecer por alguns minutos antes de arrancar, mas isso é o certo a se fazer? Entenda.

Publicado

em

Teste de carro autónomo da honda.

Você já ouviu que precisa deixar o motor esquentar antes de sair com o carro? Acredita nisso e continua fazendo? Pois saiba que talvez não seja mais necessário, dependendo do modelo de veículo que você possui.

Essa é uma prática bem antiga, da época em que os motores precisavam dos carburadores, e era necessário que a gasolina estivesse quente para o carro pegar. Se você possui um carro mais moderno, com injeção eletrônica, isso não é mais necessário.

No Brasil, carros com carburador foram produzidos até o início dos anos 1990, então, se você possui um carro produzido posterior a essa época, provavelmente conta com uma tecnologia mais avançada.

O carburador tinha como função misturar o combustível com o ar para dar funcionamento ao veículo. Diferente dele, o sistema de injeção eletrônica regula a quantidade de combustível que o motor precisa e ainda o entrega com a temperatura ideal.

Dessa forma, mesmo que as temperaturas estejam baixas, até mesmo abaixo de zero, não é necessário aquecer o motor antes de dar partida. Se o motor estiver muito frio, a injeção mandará uma quantidade maior de combustível até que ele aqueça, e quando regularizar, menos combustível será injetado.

Se você possui um carro com injeção eletrônica, esse tipo de prática antiga pode até danificar seu veículo, pois acontece um desgaste maior.

Um dos problemas que pode acontecer se você deixar o carro esquentando sem necessidade é a queima de óleo, pois ele ficará circulando e queimando. O combustível também é desperdiçado, podendo gastar o equivalente a 1 km rodado com apenas dois minutos parado, esquentando.

Outro dano que pode acontecer se essa prática for repetida com frequência é uma corrosão do escapamento, devido à condensação da água no sistema. Além disso, as velas e os anéis do cilindro também acabam sobrecarregando, o que causa uma diminuição do desempenho do veículo.

Vale lembrar, ainda, que o carro ligado parado produz duas vezes mais monóxido de carbono do que em movimento, o que pode fazer mal a sua saúde e ao meio ambiente, por isso evite deixar o veículo ligado em locais fechados, pois você pode acabar sendo envenenado.

O ideal para os veículos mais novos é deixar o veículo aquecer por 30 segundos, em dias frios, antes de começar a rodar, e ir aumentando as marchas aos poucos, até que o motor esteja em sua temperatura ideal. Isso é mais do que suficiente para manter a saúde do motor.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS