Conecte-se conosco

Agronegócio

Preço da uva industrial sobe 19%

Valor é referente à safra 2021/22 e reajuste já é válido na região Sul, Sudeste e Nordeste

Publicado

em

A matéria-prima utilizada na fabricação de suco, vinho e outros derivados terá seu valor mínimo reajustado. Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura (Mapa), o preço mínimo da uva industrial será de R$ 1,31 o quilo para safra 2021/2022, o que representa um aumento de 19% em comparação com o valor atual, que é de R$ 1,10 o quilo. A mudança começa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

O reajuste será válido para os Estados da região Sul, Sudeste e Nordeste. E ainda de acordo com o Mapa, vai vigorar até 31 de dezembro de 2022, conforme a Portaria número 345, publicada nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial da União (DOU).

O Governo Fedral afirmou que o novo valor fixado leva em consideração os custos de produção das lavouras, que são variáveis, e os indicadores de mercado. Um estudo elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostrou que os itens que a mão de obra (34,58%) e os defensivos agrícolas (24,68%) foram os itens que mais provocam impacto na formação do preço comercializado do produto. A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) prevê apoio aos produtores de uva, como garantia de parte da receita do produtor, mesmo em caso de crise de preços que comprometa a viabilidade econômica da atividade.

A safra 2020/2021 de uva no Brasil foi de 1,69 milhão de toneladas, com destaque para o Rio Grande do Sul, responsável por 56% da produção nacional, seguido de Pernambuco, com 23%.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS