Conecte-se conosco

Empresas

Prejuízo do Pão de Açucar ameniza quase 22% no 2TRI24

Companhia atua no setor varejista.

Publicado

em

O Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) registrou um prejuízo líquido de R$ 332 milhões no segundo trimestre de 2024, uma melhoria de 21,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao considerar apenas as operações continuadas do grupo, o prejuízo foi reduzido para R$ 272 milhões, representando uma melhora de R$ 52 milhões em comparação ao segundo trimestre de 2023.

A companhia explicou que, se ajustarmos o prejuízo líquido continuado para refletir os créditos de IR/CSLL sobre o prejuízo fiscal, o resultado ajustado seria de R$ 173 milhões. Isso indicaria uma melhoria de R$ 95 milhões em relação ao segundo trimestre do ano passado.

O prejuízo líquido descontinuado foi de R$ 60 milhões, impactado principalmente pelas contingências trabalhistas relacionadas ao Extra Hiper, cujos pontos comerciais foram vendidos ao Assaí.

Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3)

O Ebitda ajustado alcançou R$ 396 milhões, marcando um aumento de 57,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Considerando apenas as operações no Brasil e excluindo a Cnova (da qual o GPA possuía anteriormente 34%), o Ebitda ajustado cresceu 34,8%, com uma margem de 8,8%, 2,1 pontos percentuais acima da registrada no ano passado.

A receita líquida totalizou R$ 4,489 bilhões, apresentando um crescimento de 2,5% em relação ao segundo trimestre de 2023. As vendas totais somaram R$ 4,8 bilhões, com um aumento de 2,1%.

A empresa

A epresa é um dos maiores grupos de varejo do Brasil, atuando em diversos segmentos do setor. Fundado em 1948, o GPA opera uma ampla gama de formatos de lojas, que incluem supermercados, hipermercados e lojas de conveniência. O grupo é conhecido por suas marcas, como Pão de Açúcar, Extra, Assaí e Compre Bem, entre outras.

O Pão de Açúcar é a principal marca do grupo, oferecendo uma variedade de produtos, desde alimentos frescos até itens de casa e eletrônicos, com foco em qualidade e serviços premium. O Extra, por sua vez, é conhecido por seus hipermercados que atendem a uma ampla gama de necessidades dos consumidores, desde alimentos até produtos não alimentícios. O Assaí é uma das principais redes de atacado de autosserviço do Brasil, voltada para o atendimento de pequenos empresários e consumidores que buscam preços mais baixos em grandes quantidades.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS