Commodities
Prejuízo: pepita de ouro que valia milhões foi vendida por 12 mil euros
Mineiros queriam enriquecer após encontrar o tesouro, mas parece que algo deu errado no caminho.
Ninguém gosta de ficar no prejuízo, mas essa história é tão surreal que até parece saída de um filme e vai ser um consolo para quem perdeu algum dinheiro por aí.
Tudo começou em 1869, quando os mineiros John Deason e Richard Oates tiveram suas vidas completamente transformadas ao achar a maior pepita de ouro do mundo até então.
Até aí a história parece de sucesso, mas não é — objeto que valia 2,5 milhões de euros foi vendido por apenas 12 mil euros.
A pepita, batizada de ‘Welcome Stranger’, foi descoberta pela dupla em Victoria, na Austrália. Pesando impressionantes 72 kg e medindo mais de 61 centímetros de comprimento, o tesouro era tão grande que precisou de um pé-de-cabra para ser desenterrado.
Grande pepita de ouro foi encontrada, mas vendida a preço inferior do que realmente vale (imagem ilustrativa) – Foto: Canva/Reprodução
Venda foi feita para mudar de vida
De forma irônica, os trabalhadores acreditavam que a pepita poderia ser um divisor de água em suas vidas. Por isso, levaram-na à cidade de Dunolly para ser pesada no London Chartered Bank. Devido ao tamanho enorme, a pepita foi partida em pedaços.
A venda do tesouro rendeu à dupla uma quantia de 12 mil euros, que na época foi suficiente para deixá-los ricos. Mas o que choca na história é que se ela fosse vendida hoje, o valor seria muito maior, cerca de 2,5 milhões de euros.
Apesar de seu elevado valor, a pepita não deixou uma fortuna duradoura para as famílias dos mineiros.
Herdeiros não receberam dinheiro
Suzie Deason, da quarta geração de descendentes de John Deason, afirmou em entrevista à BBC que, apesar da fama, não restou nenhum dinheiro da pepita.
“Quando as pessoas ouvem meu nome, sempre me perguntam onde está o ouro ou se sou rica. Infelizmente não sou, e nem temos joias feitas com a pedra”.
Hoje, uma réplica do ‘Welcome Stranger’ pode ser vista no Museu de Dunolly. O local da descoberta, Moliagul, conhecido como Triângulo Dourado, continua a atrair turistas e entusiastas em busca de ouro.
A história da dupla segue viva e é lembrada, principalmente, pela lição de que nem sempre a descoberta de um tesouro garante uma vida de riqueza.
Então, o que fazer se eu encontrar ouro?
E se um dia você achar ouro por aí, já sabe o que fazer para não vacilar, como a dupla de mineiros fez, certo?
Se a resposta for não, fique tranquilo, a gente te conta. O primeiro passo é verificar a autenticidade do minério com um profissional.
Feito isso, pesquise as leis locais sobre a posse e venda de ouro para evitar problemas legais. Em seguida, considere avaliar o metal com um segundo especialista para determinar seu valor exato.
Para conseguir ganhar dinheiro com o ouro, você pode vendê-lo para joalheiros, casas de penhores ou comerciantes especializados.
Outra opção é leiloá-lo onde colecionadores podem pagar preços mais altos. Sempre compare as ofertas e escolha a mais vantajosa. Cuidado com fraudes e negocie com empresas confiáveis.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Tecnologia22 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira11 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia24 horas atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos