Agronegócio
Prejuízos da suinocultura brasileira em 2021 devem se estender nos primeiros meses de 2022
Preço do milho terá aumento no primeiro semestre, visto que o cereal é o principal insumo da alimentação animal
Em meio a retração dos preços pagos ao produto e aos elevados custos de produção, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) avalia que os prejuízos observados na suinocultura brasileira em 2021 devem se estender nos primeiros meses deste ano.
Em nota, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, disse que “a grande preocupação é a recuperação da demanda do mercado doméstico para absorver o aumento da produção”.
De acordo com a entidade, desde a segunda semana de dezembro de 2021, o mercado doméstico vem apresentando sinais de “superoferta” que acabam pressionando os preços dos suínos em todo o País.
“Esta queda de preços é resultado do elevado crescimento da produção de suínos dos últimos anos, coincidindo com uma crise econômica em que a inflação nos dois dígitos, o PIB estagnado e o desemprego corroem o poder aquisitivo do consumidor”, informa a ABCS.
O início do ano é de retração na demanda por carne suína no mercado tanto de exportação quanto doméstico, “o que agrava o desequilíbrio entre oferta e procura, pressionando ainda mais os preços para baixo”, ressalta a entidade.
Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), irá divulgar os números consolidados na Pesquisa Trimestral de Abate de Animais em 10 de fevereiro, onde a estimativa é de que a produção tenha encerrado 2021 com 4,8 milhões de toneladas de carcaças, representando crescimento de 30% na oferta em cinco anos, de acordo com a ABCS.
A entidade ainda observa que, em relação aos custos de produção, o preço do milho terá aumento no primeiro semestre, visto que o cereal é o principal insumo da alimentação animal.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia21 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas18 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas23 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?