Conecte-se conosco

Economia

Premiê de Portugal diz que país vai investir 43 bi de euros em infraestrutura até 2030

Investimentos incluem um trem de alta velocidade entre Lisboa e a segunda maior cidade portuguesa, o Porto.

Publicado

em

Portugal vai investir cerca de 43 bilhões de euros em infraestrutura pública até 2030, incluindo um trem de alta velocidade entre Lisboa e o Porto, disse nesta quinta-feira primeiro-ministro do país, Antonio Costa.

Segundo ele, os investimentos serão focados em transporte e energia, com um total de 21,7 bilhões de euros voltados a projetos de transporte e 13 bilhões de euros direcionados a energia limpa, com grande parte mirando na produção de hidrogênio.

A expectativa é que o novo sistema ferroviário de alta velocidade tenha custo de 4,5 bilhões de euros, além de outros 2 bilhões de euros que irão para a expansão dos portos de águas profundas em Sines, Leixões e Lisboa.

A implementação do plano, já aprovado pelo Parlamento, deve começar no dia 1º de janeiro de 2021. Desse total, 12 bilhões de euros vêm do Orçamento nacional, outros 12 bilhões de fundos estruturais europeus e 3,3 bilhões de fundos de recuperação e 14,2 bilhões de investimentos privados, detalhou Costa.

“O desenvolvimento econômico envolve um aumento na produção de bens e serviços comercializáveis, nos dando maior competitividade externa e aumentando as exportações”, disse o premiê

O Produto Interno Bruto (PIB) do país deve encolher 8,5% em 2020, segundo estimativas do governo de Portugal projeto, sua pior recessão em quase um século. Já para 2021, a previsão é de crescimento de 5,4%.

Já as exportações devem ter acréscimo de 10,9%, após forte recuo de 22% em 2020, com o investimento previsto para crescer 5,3% após queda de 7,4% em 2020.

No ano passado, a economia de Portugal expandiu 2,2%, levando o país a superávit orçamentário de 0,1% do PIB, seu primeiro em 45 anos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS