Educação
Preocupados com os endividados pelo Fies, ministro da Educação propõe grupo para discussão; Entenda
Graduados pelo Fies vêm encontrando dificuldades para pagar o financiamento estudantil, e ministro da Educação se propõe a discutir o problema.
Muitos brasileiros encontraram no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) a chance de realizar o sonho de cursar o ensino superior.
No entanto, ao finalizar o curso, diversos graduados não conseguem arcar com as dívidas do financiamento estudantil.
Segundo os dados que foram divulgados pelo Governo Federal, cerca de 1,9 milhão de estudantes está na fase de pagamento do Fies. Desse total, pelo menos 53%, mais da metade, possuem parcelas atrasadas em mais de três meses.
Atualmente, as parcelas em atraso somam R$ 11,3 bilhões. Camilo Santana, ministro da Educação, está preocupado com a inadimplência. Dessa forma, foi anunciado um grupo de trabalho que se responsabilizará pela procura de uma solução para esse problema.
O anúncio foi feito por meio de um vídeo nas redes sociais, oportunidade em que o ministro contou sobre a criação do grupo de trabalho, mas também abordou a possibilidade de fazer alterações no programa, tais como uma desburocratização do fundo e também um teto maior para o financiamento estudantil.
O Fies é oferecido atualmente por dois bancos brasileiros, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
O prazo para o refinanciamento das dívidas se finalizou em dezembro do ano passado, no entanto, um projeto de lei (PL) está em trâmite na Câmara dos Deputados e tem como intenção estender a possibilidade de renegociação até o final de 2023.
Para os graduados que querem renegociar suas dívidas do Fies, é necessário procurar o banco no qual foi fechado seu contrato. Esse contato com a instituição financeira pode ser feito de forma presencial ou por meio do aplicativo bancário.
Mudanças no Fies 2023?
Como o ministro comentou em mudanças no programa, muitos que pensam em contar com ele durante esse ano se questionam se essas poderiam ser aplicadas ainda em 2023. A resposta é não, visto que as inscrições para o Fies abriram na última terça-feira, 07.
Para o primeiro semestre de 2023, foram liberados 63 mil novos contratos de financiamento estudantil que irão levar novos alunos à universidade.
Para poder utilizar o Fies, é necessário estar dentro dos critérios de renda, ter feito alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), entre o ano de 2010 e 2022, e ter atingido os critérios mínimos de nota.
Aqueles que querem disputar uma vaga, é possível se inscrever até o dia 10 de março, acessando o site https://acessounico.mec.gov.br/fies.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia17 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia20 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança