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Política

Presencial ou remoto? Saiba como solicitar o Cartão Cidadão de um jeito simples e rápido

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O Cartão Cidadão foi criado para garantir o acesso dos beneficiários ao dinheiro dos programas sociais do governo federal. Ele é emitido pela Caixa Econômica, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como solicitá-lo.  

De antemão, saiba que o processo é bem simples e pode ser feito tanto de maneira presencial quanto a distância. Vamos detalhar as duas formas possíveis nas linhas abaixo.  

Antes de tudo, é importante que a pessoa esteja devidamente cadastrada nos registros da Caixa. Isso significa que é preciso que você tenha sido aprovado para receber algum benefício social e, a partir disso, fazer a solicitação do cartão.  

Pedido presencial

Para ter acesso à primeira via, basta ir até uma agência da Caixa e fazer o pedido da emissão. Leve consigo o RG original, CPF, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS).  

Com esses dados e cadastro feito, o agente bancário fará a solicitação do seu cartão e pedirá que você defina uma senha numérica para utilizá-lo.

Pedido remoto

Esse mesmo processo pode ser feito, também, de maneira remota, sem que você precise sair de casa. Para isso, basta ligar no número 0800 726 0207.  

Selecione a alternativa cinco para ser direcionado ao setor correto, que fornecerá detalhes sobre o “Cartão Bolsa Família ou Cartão Social e Senha”.  

Em seguida, selecione a opção “Cartão Social” e você falará com um atendente que solicitará alguns dados pessoais para confirmar a identidade, a exemplo do número de CPF.

Segunda via

A Caixa permite, também, que os usuários solicitem uma nova via do cartão, caso tenham perdido o anterior. A emissão, no entanto, depende da existência de novos pagamentos a serem feitos.  

Se todas as parcelas do benefício já tiverem sido pagas, a exemplo do seguro-desemprego, que é por tempo limitado, não é possível solicitar ou emitir um novo cartão.  

Em caso de parcelas futuras, basta ligar no mesmo 0800 citado anteriormente e digitar o número 1 para ser direcionado, automaticamente, para um atendente do banco.  

Clientes

Vale lembrar que quem já é cliente da Caixa e possui uma conta poupança ou corrente não precisa fazer o Cartão Cidadão. Basta solicitar que o dinheiro do benefício federal seja depositado diretamente na conta.  

De certa forma, isso otimiza a rotina do usuário. Além de unificar o saldo do benefício, possibilita transações e transferências a partir do app, via celular, sem necessidade de sair de casa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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