Conecte-se conosco

Empresas

Presidente da Petrobras se mostra otimista acerca da produção de 2025

Companhia é uma empresa de capital misto.

Publicado

em

A produção de petróleo da Petrobras (PETR3; PETR4) deve ganhar impulso em 2025 com a entrada em operação de plataformas de grande capacidade já a partir deste ano, afirmou a presidente da petroleira, Magda Chambriard, durante evento no Rio de Janeiro nesta terça-feira (29). A executiva destacou as capacidades dos novos FPSOs (Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência) que serão decisivos para o aumento da produção, citando especificamente o FPSO Almirante Tamandaré, que terá capacidade de 225 mil barris por dia (bpd) no campo de Búzios; o FPSO Duque de Caxias, com 180 mil bpd no campo de Mero; e o FPSO Maria Quitéria, que adicionará 100 mil bpd no campo de Jubarte.

Essas três unidades somadas podem atingir até 2026 um pico de produção de 500 mil bpd. Segundo Chambriard, a entrada dessas plataformas será crucial para compensar o declínio natural de outros campos da Petrobras, garantindo a continuidade do crescimento da produção. “Quando a gente bota algo capaz de produzir 500 mil, a gente está mitigando declínio natural de campos e entrando em ‘ramp up’”, explicou a presidente da Petrobras aos jornalistas, referindo-se ao processo gradual de aumento de produção nas novas plataformas.

Petrobras (PETR3; PETR4)

A companhia divulgou nesta semana seu relatório de produção referente aos primeiros nove meses de 2024, mostrando uma leve retração na produção de petróleo e gás, além de redução nas vendas de derivados. Entre janeiro e setembro, a produção da companhia foi de 2,721 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), representando uma queda de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No terceiro trimestre, a produção sofreu uma queda mais acentuada, alcançando 2,689 milhões de barris diários — uma redução de 6,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2023. Esse declínio foi atribuído a paradas programadas e ao declínio natural dos campos do pós-sal, particularmente nas operações da Bacia de Campos e em áreas terrestres.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS