Economia
Presidente do BC do Japão descarta necessidade imediata de revisar estrutura de política monetária
No entanto, Kuroda disse que a instituição não descarta o futuro debate sobre uma revisão, visto que outros grandes bancos centrais, já estão fazendo investigações.
O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, afirmou nesta terça-feira que não vê necessidade imediata de reformar a estrutura de política monetária da instituição, uma vez que a crise econômica da Covid-19 está mantendo a inflação distante de sua meta de 2%.
No entanto, Kuroda disse que o Banco do Japão não descarta o futuro debate sobre uma revisão, visto que outros grandes bancos centrais, como o Federal Reserve dos Estados Unidos, já estão investigando mais profundamente o motivo pelo qual a inflação continua moderada apesar de anos de flexibilização monetária agressiva.
“Não há necessidade de revisar nossa estrutura de política monetária agora. Mas poderia haver um debate em um momento apropriado no futuro”, declarou o presidente da instituição durante depoimento semestral ao Parlamento.
Kuroda também reforçou a visão do banco central de que a economia japonesa caminha para uma recuperação parcial, mesmo com o recente aumento de infecções por coronavírus obscurecendo as perspectivas para os próximos meses.
Em suas atuais projeções trimestrais, divulgadas no mês passado, o Banco do Japão espera que a economia tenha uma queda de 5,5% no ano fiscal encerrado em março de 2021, mas cresça 3,6% no ano seguinte.

-
Bancos23 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF19 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia15 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas11 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver