Investimentos
Previdência privada: Como escolher o melhor plano?
A escolha da modalidade deve ser feita conforme seu perfil e planos, e caso queira fazer uma portabilidade, poderá mudar sem precisar resgatar e gerar tributação.
A previdência privada pode ser uma boa opção para garantir o seu futuro, e escolhendo a modalidade certa você pode ter redução de até 12% do imposto de renda na declaração de ajuste anual. Existem atualmente duas modalidades: VGBL e PGBL.
Leia também: Motoristas de aplicativo possuem garantia de previdência?
A PGBL é a modalidade que permite a redução do imposto, e é mais indicada para quem faz a declaração completa e preenche os requisitos legais. O teto que a previdência pública oferece hoje em dia é de R$ 7.087, compensando assim, para quem recebe salários maiores, optar pela previdência privada. Como quem recebe altos salários são os responsáveis pela maior parte do imposto de renda, talvez seja interessante considerar a modalidade PGBL.
Por outro lado, o PGBL é mais recomendado para os contribuintes que fazem a declaração anual pelo formulário simples, sendo que o imposto de renda irá incidir somente sobre a rentabilidade.
Os planos de previdência privada oferecem dois regimes, que devem ser escolhidos no momento de adesão do plano:
Regressivo – o imposto de renda pago no resgate ou recebimento de benefício é descontado na fonte, de forma definitiva. E quanto maior o tempo, menor a alíquota, pois é definida pelo prazo de aplicação.
Progressivo – a alíquota é definida conforme a tabela de IR das Pessoas Físicas, mas não é definitiva, e pode ser compensável na Declaração de Ajuste Anual. É recomendado então para quem quer fazer resgates menores.
Geralmente estas previdências são para uso a longo prazo, então é sempre bom guardar um dinheiro para qualquer eventualidade que possa vir a acontecer. No mais, planeje bastante quanto de fundo você deseja ter no futuro e quanto poderá investir mensalmente, e se distribuirá este investimento entre previdência pública e privada.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia22 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR