Bancos
Principais emissores de cartões apresentam proposta de autorregulação do crédito rotativo
Itaú, Bradesco e Santander participam.
Os principais emissores de cartões de crédito no país apresentaram ao Banco Central uma proposta de minuta para a autorregulação do crédito rotativo.
Levantamento do Estadão mostra que o ponto central da minuta é a especificação do teto para os juros dessa modalidade, embora a discussão ainda esteja em andamento sobre possíveis restrições ao parcelamento sem juros.
Conforme o jornal, representantes do Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC3, BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Nubank (NU) discutiram a minuta.
A minuta aborda principalmente três pontos: a definição do limite de juros, fixado em 100% do valor original da dívida; estabelecimento de regras para prazos e refinanciamento; e determinação do prazo para a implementação das regras.
Autorregulação do crédito rotativo
O limite de juros segue o modelo conhecido como “modelo inglês”, o mesmo incluído pelo Congresso na lei do Desenrola, aprovada em outubro e que deu um prazo de 90 dias para a aprovação de uma autorregulação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo fontes, politicamente seria desafiador estabelecer um limite superior a esse.
O diferencial da minuta está na especificação de como esses juros seriam aplicados. Por exemplo, em casos de renegociação da dívida, o valor original é modificado, pois houve um refinanciamento. A lei do Desenrola deixa esses e outros pontos em aberto, o que é considerado uma preocupação pelo setor financeiro.
Do que trata?
O crédito rotativo é uma oferta destinada aos clientes de cartão de crédito que enfrentam dificuldades para quitar o valor total da fatura. Funcionando como um empréstimo com o propósito específico de pagamento da fatura, o crédito rotativo tem como objetivo principal evitar a negativação do nome devido à falta de pagamento da conta do cartão.
Quando não é possível liquidar o montante total da fatura do cartão e apenas o pagamento mínimo é efetuado, isso configura o uso do crédito rotativo. Esse tipo de crédito é subdividido em duas categorias: o rotativo regular e o não-regular.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira