Ações, Units e ETF's
Privatização da Sabesp avança na Alesp
Companhia de saneamento.
O projeto de privatização da Sabesp (SBSP3) avançou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), após os deputados estaduais aprovarem o relatório que trata do assunto.
A partir de agora, a proposta vai a plenário, para votação geral dos parlamentares. A aprovação ocorreu no chamado congresso de comissões, expediente usado pelos deputados para acelerar a tramitação de projetos prioritários que deveriam passar separadamente em diferentes comissões, como a de Constituição, Justiça e Redação e a de Finanças, Orçamento e Planejamento, entre outras.
Em entrevista à Globonews, ontem, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, afirmou que a redução tarifária pretendida com a privatização da Sabesp será para todos, mas terá foco na população mais vulnerável.
Na ocasião, também disse que é preciso aumentar os investimentos por parte do setor privado para que essa redução seja feita. “30% do valor que tivermos na capitalização usaremos para redução da tarifa”, destacou.
A ação SBSP3 encerrou o dia 22 cotada a R$ 66.
Sabesp (SBSP3)
Ela também disse, acerca da manutenção da redução tarifária a longo prazo após a privatização, que o lucro que o estado tiver em sua participação – que deve ser reduzida a algo entre 15 e 30% – será revertido para bancar o corte na tarifa.
Os investimentos, elencou, ficarão por conta dos novos sócios, e o repasse para o consumidor só virá após a finalização das obras financiadas pelos aportes.
Também comentou que aproximadamente 1 milhão de pessoas atualmente não têm acesso a saneamento básico no estado de SP, e que, por conta do Novo Marco Regulatório do Saneamento, aprovado em 2020 em nível federal, a inclusão dessas pessoas deve se tornar prioridade.
Segundo ela, a Sabesp precisa de R$ 66 bilhões para entregar o serviço para esses indivíduos até 2029, abrangendo a população nas áreas rurais e irregulares consolidadas, como favelas.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas17 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Empresas2 dias atrás
Grande cervejaria encerra atividades e anuncia demissões em massa