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PROCON notifica Itaú devido a falha no processamento de dados

O Banco Itaú foi notificado pelo órgão de defesa do consumidor que exigiu explicações sobre o caso. Confira aqui!

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Crédito: Exame Invest

Diversas notícias sobre os erros no processamento de dados no Banco Itaú rodaram pela internet nas últimas semanas. Nesse sentido, o grupo Itaú foi notificado pelo Procon de São Paulo pelos problemas que os clientes enfrentaram na última semana nos aplicativos e também no site da instituição.

Durante a semana passada, diversos usuários das plataformas do Banco Itaú (aplicativo e sites) relataram inúmeras inconsistências em suas contas bancárias.

Alguns haviam recebido valores a mais do que, de fato, deveriam estar em suas contas. Nesses casos, majoritariamente, os usuários gastaram o dinheiro “a mais”, fazendo com que quando o banco de dados do Itaú voltasse à regularidade, esses usuários ficaram com suas contas em vermelho, passando a dever para o banco.

Outro caso, foi o das pessoas que acordaram e suas contas já estavam em vermelho. Relataram, também, que ao efetuarem algumas transações bancárias, não estavam ocorrendo da maneira correta, dando errado.

Para o órgão de defesa do consumidor, o Itaú deverá relatar quando o problema foi detectado pela equipe técnica do banco, bem como as providências que o banco tomou e seus protocolos de segurança usados no momento da falha.

Outra exigência do PROCON é que o banco revele quais serviços foram afetados com a falha de processamento de dados e o número de clientes que foram lesados pela falha interna do banco. Não obstante, o órgão de defesa do consumidor também exigiu que o Itaú divulgue quais são os métodos que o banco utiliza para proteger os dados pessoais dos clientes com a finalidade de evitar vazamentos ilícitos de informações referentes a seus usuários.

Também, para os clientes que foram afetados pelas falhas ocorridas no processamento de dados do Banco Itaú, esses devem registrar uma reclamação através das plataformas e canais de atendimento. Caso a solução da problemática não ocorra, o consumidor deverá entrar imediatamente em contato com o PROCON.

Destarte, o Itaú comunicou-se através de uma nota relatando que cumprirá com as exigências impostas pelo PROCON, “O banco informa, ainda, que a origem do problema teve relação com um atraso no processamento interno de dados, sem qualquer risco de integridade ou vazamento de informações de clientes”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

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