Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Produção automotiva cai 7,1% em junho, ante igual mês do ano passado

Segundo Fenabrave, no mês passado, setor produziu 189,2 mil unidades (carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus)

Publicado

em

Ao contabilizar 189,2 mil unidades (carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus), em junho último, a produção nacional de veículos registrou recuo de 7,1% ante igual mês do ano passado, além de representar queda de 17% em relação a maio deste ano, quando houve corrida de consumidores às concessionárias, em razão dos descontos (de R$ 2 mil a R$ 8 mil) concedidos pelo governo federal para os modelos zero quilômetro.

Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (7) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ao informar que a indústria automotiva respondeu, no primeiro semestre de 2023 (1S23), pela produção de 1,13 milhão de veículos, o que representa alta de 3,7%, no comparativo anual.

Já no que se refere às vendas, estas avançaram 6,4% em junho último, para igual mês de 2022, e cresceram 7,4% ante maio deste ano, totalizando 189,5 mil unidades, no conjunto de todas as categorias.

Com uma grande quantidade de veículos em estoque e conscientes de que os bônus do governo seriam logo consumidos, as montadoras decidiram voltar a parar a produção em junho, para escoar mais rapidamente a produção estacionária. Agora, uma vez concluída a promoção do Planalto (com o dinheiro dos nossos impostos, é bom que se diga), a expectativa do mercado é de que os juros incidentes na atividade voltem a subir.

No cômputo das vendas, de janeiro a junho deste ano, foram comercializados no país 998,6 mil veículos no país, o que representa avanço de 8,8% ante idêntico período do ano passado. No mês passado, o setor exportou 36,6 mil unidades, volume equivalente a uma queda de 22,6%, no comparativo anual e recuo de 17,4%, em relação a maio deste ano.

A respeito do nível de ocupação no setor automotivo, levantamento da Fenabrave apontou o fechamento de 505 postos de trabalho em junho deste ano, por parte das montadoras, cujo contingente empregado agora conta com menos de 100 mil pessoas.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS