Economia
Produção de carne suína na China cresce 18% no 3º trimestre apesar da oferta apertada
O aumento no período foi puxado por uma base comparativa fraca em 2019, quando a produção havia caído 42% devido à peste suína africana.
A produção de carne suína da China teve alta de 18% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 8,4 milhões de toneladas, de acordo com cálculos da Reuters baseados em dados oficiais, com os primeiros sinais de recuperação no maior produtor mundial da proteína.
Este foi o primeiro trimestre desde o período julho-setembro de 2018 a registrar um aumento de produção no comparativo anual, depois que uma epidemia de peste suína africana (PSA) atingiu as criações de suínos do país. A doença atingiu as fazendas de suínos da China em agosto de 2018 e reduziu o estoque de criações em cerca de 60% até o final do ano passado.
Com isso, a produção da carne caiu para o menor nível em 16 anos, de 42,6 milhões de toneladas em 2019, e deve contrair mais 20% este ano, segundo o Rabobank.
Entretanto, a produção nos primeiros nove meses de 2020 caiu apenas 10,8% em relação ao ano anterior, para 28,38 milhões de toneladas, conforme informou o Escritório Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira, 19.
“Isso é maior do que o esperado”, afirmou Pan Chenjun, analista sênior do Rabobank, referindo-se ao volume produzido.
O aumento no terceiro trimestre de 2020 foi puxado por uma base comparativa fraca em 2019, quando a produção havia caído 42% em relação ao ano anterior, para apenas 7 milhões de toneladas, de forma que o pior impacto da peste suína ficou claro naquele período.
Outros analistas também questionaram os dados que mostram que o número de fêmeas reprodutoras aumentou 28%, para 38,22 milhões de cabeças, próximo aos níveis anteriores à PSA.
Ainda de acordo com os dados divulgados, o número de suínos abatidos caiu 11,7% nos primeiros nove meses, para 361,86 milhões.
A produção de carne bovina e ovina também recuou nos nove meses, 1,7% e 1,8%, respectivamente, segundo os dados oficiais, embora a produção de aves, substituto mais barato da proteína suína, tenha crescido 6,5% no período.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia24 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas20 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado