Conecte-se conosco

Agronegócio

Produção de grãos da Bahia deve atingir 10,46 milhões de toneladas

Previsão é considerada recorde e foi anunciada a partir de levantamento do IBGE

Publicado

em

O levantamento da safra baiana divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Estado deve registrar recorde na produção de grãos: 10,46 milhões de toneladas. Apesar da queda 0,03% da cana-de-açúcar, a soja, o milho e o feijão se mantiveram estáveis.

Outras culturas de cereais, leguminosas e oleaginosas também registraram bons resultados para o ciclo 2021, como banana, cacau, castanha de caju, arroz e sorgo. O algodão baiano foi um dos principais destaques e sua produção pode alcançar o volume de 1,3 milhão de toneladas.

Eem contrapartida, o café arábica registrou uma redução expressiva. A estimativa de colheita era de 92 mil toneladas e o novo levantamento mostra que a safra deve chegar a 74 mil toneladas. Ainda assim, a previsão é considerada melhor do que a safra passada.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Humberto Miranda, as oscilações do setor produtivo são comuns e a Bahia tem se mostrado um importante Estado produtor. “Há vários fatores que influenciam nos resultados da safra, como chuvas, temperaturas, qualidade das sementes e correção do solo, mas, de modo geral, o levantamento do IBGE só reitera o que a Faeb vem afirmando: A Bahia é o celeiro da produção agropecuária. Esse é o setor que mais gera oportunidade e destaque para o Estado. O campo não parou nem vai parar. Continuamos trabalhando para alimentar o mundo”, avaliou.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS