Conecte-se conosco

Automobilística

Produção de veículos sobe 4,7% em novembro

No comparativo anual, avanço do setor chegou a 6,9%, revela a Anfavea

Publicado

em

Com o avanço de 4,7% registrado em novembro último (215,796 mil unidades, aí incluídos carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus), em relação ao mês anterior, a produção nacional de veículos cresceu 6,9% nos primeiros 11 meses deste ano (2,178 milhões de veículos), ante igual período de 2021, informou, nessa quarta-feira (7), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Pelo lado comercial, as vendas do setor em novembro subiram 17,9% no comparativo anual (204,011 mil veículos licenciados) e alta de 12,8% para outubro deste ano. Já as exportações também responderam positivamente, mediante o embarque de 43,437 mil veículos no mês passado, com alta de 1,6% em relação a outubro deste ano e 55% a mais que em novembro de 2021. De janeiro a novembro de 2022, foram exportados 449,705 mil veículos, o que representa aumento de 34,3% ante igual período do ano passado.

Quanto ao desempenho, outro destaque de novembro é a continuidade, pelo sétimo vez seguido, da produção no patamar acima de 200 mil unidades, além de ter sido o mês a apresentar a melhor média diária, desde dezembro de 2020. Tal performance também foi impulsionada pela recuperação parcial do fornecimento de semicondutores, que teve reflexo positivo nas linhas de montagem.

No que se refere a mercado, o principal destino dos veículos nacionais, no mês passado, foi o México, segundo maior importador do país, com 18% dos embarques, perdendo apenas para a Argentina, que participa com 29% das exportações brasileiras. Em terceiro lugar, vem a Colômbia, com participação de 16% do total.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS