Conecte-se conosco

Agronegócio

Produção e venda de químicos sobem 5%

Índice de vendas internas e demanda local também aumentaram, segundo Abiquim

Publicado

em

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) informou que a produção e as vendas de produtos químicos de uso industrial subiram 5,51% em outubro, na comparação com setembro. O índice de vendas internas também registrou alta de 4,97%.

A demanda local, medida pela variável consumo aparente nacional (CAN), teve alta de 0,4% e o índice de utilização da capacidade instalada registrou crescimento de 73% de taxa de ocupação das instalações. Já no que se refere ao índice de preços, a alta foi de 4,93% em outubro. E, para a Abiquim, a pressão do mercado internacional e os reajustes nos preços de matérias-primas e insumos básicos influenciaram neste resultado.

Segundo a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, o segmento de produtos químicos de uso industrial vem crescendo gradativamente. Entre 1990 e 2020, a demanda química teve crescimento médio anual de 3%. Já a produção interna subiu 1,5% ao ano e as importações, 9,5%. “Quem se beneficiou dessa alta foram as importações, que cresceram expressivamente. Neste ano, o setor deve registrar recorde histórico de déficit na balança comercial, superior a US$ 40 bilhões”, afirma.

Ainda de acordo com a diretora, o Brasil é competitivo na produção agrícola, mas ainda depende da importação de itens da China e Rússia, principalmente. Esse fator coloca em risco a comercialização de fertilizantes para o mundo, o que pode afetar a agricultura brasileira. “Em momentos como o atual, fica reforçada a necessidade de se acelerar as medidas da agenda positiva junto ao Governo Federal. Também são urgentes a reforma tributária, a solução de deficiências logísticas e outras, que tem como objetivo a redução do custo Brasil e a eliminação das distorções que impõem custos ao país que não são compatíveis com os que se praticam no mercado internacional”, defende.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS