Artigos
Saiba quais são as profissões que deixaram de existir
O avanço tecnológico é responsável por diversas mudanças na nossa sociedade. Estas vão desde a incorporação de aparelhos eletrônicos que otimizam atividades cotidianas de milhares pessoas, até o surgimento e extensão de algumas profissões. Por isso, veja mais quais foram as profissões mais impactadas pela revolução tecnológica e social que deixaram de existir.
Leia mais: Positivo Tecnologia e NEXGO lançam 4 modelos de terminais de pagamento
Revolução tecnológica e extinção de empregos
A influência do avanço tecnológico na incorporação de aparelhos eletrônicos não foi a única mudança perceptível proveniente desse avanço. A transformação no mercado de trabalho foi outro fator que sofreu forte impacto com a tecnologia cada vez mais incorporada no cotidiano das pessoas.
Nesse sentido, é possível observar a criação de diversos tipos de trabalhos para atender as novas demandas, assim como a extinção de outros que não possuíam mais finalidade de se manter. Por isso, embora a tecnologia não seja o único fator que fez com que algumas profissões acabassem, ela contribuiu fortemente para isso.
Confira algumas profissões que deixaram de existir
Diversas profissões que serão listadas a seguir muitas pessoas mais novas nem ao menos entenderão sua funcionalidade. Esse processo é muito natural, embora tenha se mostrado mais intenso e rápido nas últimas décadas.
Nesse sentido, por exemplo, antigamente existiam profissionais responsáveis por acordar as outras. Esse emprego hoje em dia não faz mais sentido, visto que é possível obter o mesmo resultado com os celulares. Estes, por sua vez, também substituíram os despertadores analógicos. Casos como esses são muito comuns de ocorrerem e estão cada vez mais presentes.
Sendo assim, veja alguns exemplos de profissões que não existem mais: Mensageiro de Datilógrafo; Operador de telégrafo; Operador de mimeógrafo; Pregoeiro da cidade; Ator/Atriz de rádio; Computadores humanos; Leiteiro; Vendedor de livros ambulante; Despertador humano; Caçador de ratos; Lanterninha de cinema; Ressurreicionista; Acendedor de poste/lampião; Carregador de troncos; Leitor de fábrica; Arrumador de pinos de boliche; Cortador de gelo; Radar humano.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%