Economia
Projeto prevê incluir o tempo de maternidade na conta da aposentadoria
Um projeto de lei quer incluir o tempo dedicado à maternidade no cálculo de tempo de trabalho para a aposentadoria das mulheres brasileiras.
Um projeto de lei (PL) quer incluir o tempo dedicado pelas mães à maternidade no cálculo de tempo de serviço para ter a aposentadoria. O PL 2757/21 quer mudar a legislação da Previdência Social e, assim, incluir na lei os anos dedicados ao cuidados dos filhos.
Leia mais: Aposentadoria do INSS: Veja o que muda para quem tem 50 anos completos
Maternidade na conta da aposentadoria
O projeto quer destacar o trabalho das mães brasileiras, valorizando os anos dedicados à maternidade. O intuito é garantir que as mulheres com mais de 60 anos consigam contar com os anos de cuidados aos filhos no cálculo de tempo de serviço.
Além disso, o texto traz que o tempo da maternidade seja acrescentado na aposentadoria mesmo que a mulher não tenha exercido outras atividades durante esse período. Dessa forma, o projeto de lei destaca o cuidar dos filhos como um trabalho, uma vez que exige tempo e dedicação e, por tal razão, também precisa de reconhecimento.
Especialistas destacam ainda que a Previdência Social foi criada como forma de garantir mais segurança na velhice. Por tal razão, mães que deixaram de ir para o mercado de trabalho para cuidar dos filhos também dependem dessa assistência, ou seja, da aposentadoria.
Mesmo que não seja considerado um trabalho formal, o projeto de lei destaca o serviço prestado pelas mães nos anos de maior demanda com filhos pequenos. Além disso, o projeto de lei cobra que a maternidade seja reconhecida como um trabalho e, dessa forma, que exista um reconhecimento financeiro.
Se aprovado, o projeto pode beneficiar milhares de mulheres brasileiras que precisaram se afastar do mercado de trabalho para cuidar dos filhos.
Outro ganho com a aprovação do projeto de lei seria também mais autonomia para as mulheres, uma ajuda para tantas que vivem em relacionamentos abusivos por uma dependência financeira.
O projeto de lei que inclui a maternidade no cálculo para a aposentadoria de mulheres brasileiras é analisado pela Comissão dos Direitos da Mulher.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025