Economia
Projeto prevê limite de 30% para juros no cheque especial
Modalidade permite ao correntista realizar pagamentos ou transferências mesmo sem saldo em conta. Se aprovada, medida deve ficar vigente até 31 de dezembro.
O Projeto de Lei 2519/2020, em análise na Câmara dos Deputados, prevê a redução dos juros do cheque especial. De acordo com o texto, os juros cobrados por instituições financeiras nesta modalidade, que permite ao correntista realizar pagamentos ou transferências mesmo sem saldo em conta, deverão ser limitadas a 30%, até 31 de dezembro.
Segundo a proposta, o limite dos juros deve variar de acordo com o valor utilizado, sendo de 20% ao ano para quem utilizar até R$ 10 mil no cheque especial, e de 20% a 30% ao ano para valores acima deste patamar.
O projeto é de autoria do deputado Rafael Motta e mais 12 colaboradores. Em sua justificativa, os parlamentares alegam que o objetivo é reduzir o custo desta modalidade, que em muitos casos é a única opção de crédito disponível para os brasileiros, sobretudo aqueles que foram afetados pela crise decorrente da pandemia.
Os deputados acrescentaram ainda que a taxa média de juros no cheque especial é muito alta, passando de 150% ao ano. No momento, a proposta está sendo discutida pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e Cidadania, e em seguida será encaminhada para votação no plenário.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga