Conecte-se conosco

Economia

Prova de vida: como fica o calendário do INSS para 2022?

A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios sociais do INSS. Veja como fica o calendário em 2022.

Publicado

em

Prova de Vida

A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios sociais. Apesar disso, a prova de vida foi suspensa no ano passado por conta da pandemia da Covid-19.

Leia mais: Auxílio-gás: Tudo o que saiu até agora sobre o benefício

A dúvida agora é saber como fica em 2022.

Prova de vida do INSS

A prova de vida é a forma encontrada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) evitar fraudes no recebimento do benefício. Por isso ela pode ser feita de forma presencial, na agência onde o segurado recebe o benefício todos os meses.

Dessa forma, a prova de vida do ano que vem já pode ser feita a partir de janeiro. Como forma de organização, o critério usado é o mês de aniversário do segurado.

A prova de vida também precisa ser feita por quem está em atraso com o INSS. Ou seja, quem deixou de fazer em 2020. É o chamado “calendário complementar”.

De acordo com o instituto, a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS desde que o segurado tenha a biometria facial. Para tanto é preciso ter se cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral. Ou também no Departamento de Trânsito.

Além disso, o segurado que recebe o benefício pelo Banco do Brasil pode fazer a prova de vida no aplicativo do banco.

Quem tem mais de 80 anos ou qualquer dificuldade de locomoção, a prova de vida pode ser feita na casa do segurado. Para isso é só fazer o agendamento do serviço pelo 135 ou no app Meu INSS.

Prova de vida pelo app Meu INSS

Se você tem a biometria facial cadastrada, a prova de vida é ainda mais fácil de ser feita. Acesse o aplicativo Meu INSS. Clique em “prova de vida”.

Depois disso faça o reconhecimento do seu rosto. Anexe uma foto do seu documento de identificação. Complete as informações com o número do título de eleitor.

Em seguida espere a análise das informações e salve o comprovante de prova de vida.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS