Conecte-se conosco

Finanças

Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?

Reforma da Previdência feita em 2019 impacta de forma evidente aposentadoria em 2025.

Publicado

em

A Reforma da Previdência, feita em 2019, trouxe mudanças significativas para o sistema de aposentadoria no Brasil, que visam ajustar, de forma progressiva, a idade mínima para aposentadoria. Para tal, as alterações geram transições para os trabalhadores que estão próximos de completar o tempo necessário.

Em 2025, tais mudanças tornam-se mais evidentes, com a idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição subindo novamente. Assim, as regras seguem evoluindo e afetam de maneira sistemática os trabalhadores ao longo dos anos.

Aposentar-se em 2025 ficou um pouco mais difícil graças à Reforma da Previdência de 2019 – Imagem: Gov.br

Idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar em 2025

Agora, as mulheres precisam ter 59 anos e 30 anos de contribuição. Já os homens devem alcançar 64 anos e completar 35 anos de contribuição.

O sistema de pontos, que combina idade e tempo de contribuição, também sofreu mudanças. Em 2025, elas necessitarão de 92 pontos, enquanto eles terão de alcançar 102 pontos. O aumento anual na pontuação é uma estratégia para ajustar a idade de aposentadoria de acordo com a expectativa de vida.

Professores: exceção à regra

Já para os professores, as mulheres da docência devem atingir 87 pontos e os homens, 97 pontos em 2025. Essa pontuação também aumenta anualmente até atingir 100 pontos para as professoras e 105 para os professores.

Tal regra conta apenas para os profissionais da educação básica, logo, não se aplica a professores de cursos técnicos, universitários e outros.

Regras de transição: o pedágio

As regras de transição, conhecidas como “pedágio”, são opções para quem está perto de se aposentar. Com o pedágio de 50%, é necessário completar metade do tempo faltante desde 2019.

Já o pedágio de 100% requer o dobro do tempo restante. Esse método pode resultar em um benefício mais elevado.

Para auxiliar os trabalhadores, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma ferramenta que possibilita simular o tempo necessário para solicitar a aposentadoria. O aplicativo do INSS está disponível na Google Play Store e na App Store (iOS) e pode ser uma valiosa ajuda para quem planeja se aposentar.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS