Finanças
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
Reforma da Previdência feita em 2019 impacta de forma evidente aposentadoria em 2025.
A Reforma da Previdência, feita em 2019, trouxe mudanças significativas para o sistema de aposentadoria no Brasil, que visam ajustar, de forma progressiva, a idade mínima para aposentadoria. Para tal, as alterações geram transições para os trabalhadores que estão próximos de completar o tempo necessário.
Em 2025, tais mudanças tornam-se mais evidentes, com a idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição subindo novamente. Assim, as regras seguem evoluindo e afetam de maneira sistemática os trabalhadores ao longo dos anos.
Aposentar-se em 2025 ficou um pouco mais difícil graças à Reforma da Previdência de 2019 – Imagem: Gov.br
Idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar em 2025
Agora, as mulheres precisam ter 59 anos e 30 anos de contribuição. Já os homens devem alcançar 64 anos e completar 35 anos de contribuição.
O sistema de pontos, que combina idade e tempo de contribuição, também sofreu mudanças. Em 2025, elas necessitarão de 92 pontos, enquanto eles terão de alcançar 102 pontos. O aumento anual na pontuação é uma estratégia para ajustar a idade de aposentadoria de acordo com a expectativa de vida.
Professores: exceção à regra
Já para os professores, as mulheres da docência devem atingir 87 pontos e os homens, 97 pontos em 2025. Essa pontuação também aumenta anualmente até atingir 100 pontos para as professoras e 105 para os professores.
Tal regra conta apenas para os profissionais da educação básica, logo, não se aplica a professores de cursos técnicos, universitários e outros.
Regras de transição: o pedágio
As regras de transição, conhecidas como “pedágio”, são opções para quem está perto de se aposentar. Com o pedágio de 50%, é necessário completar metade do tempo faltante desde 2019.
Já o pedágio de 100% requer o dobro do tempo restante. Esse método pode resultar em um benefício mais elevado.
Para auxiliar os trabalhadores, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma ferramenta que possibilita simular o tempo necessário para solicitar a aposentadoria. O aplicativo do INSS está disponível na Google Play Store e na App Store (iOS) e pode ser uma valiosa ajuda para quem planeja se aposentar.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Economia1 dia atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Economia2 dias atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Curiosidades20 horas atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas9 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Finanças14 minutos atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas