Automobilística
Quando a temperatura cai, veículos elétricos se destacam: aqui está o porquê
Quando as temperaturas começam a cair demasiadamente, muitos veículos convencionais começam a apresentar problemas.
Segundo especialistas, os carros elétricos podem oferecer uma direção melhor em climas mais gelados em comparação aos automóveis movidos por combustão interna. Esse fator faz bastante diferença, ainda mais em países com grande presença de neve, como os Estados Unidos e as nações europeias.
Os proprietários de veículos elétricos relatam que o conforto, a durabilidade e o controle são superiores quando esfria muito. Mas afinal, por que isso acontece? Quais são as diferenças que fazem com que os veículos movidos a eletricidade se saiam melhor neste quesito? Vamos entender os motivos!
O que faz com que os eletrificados levem vantagem?
É verdade que os modelos elétricos perdem parte de sua autonomia em climas mais frios. Isso ocorre porque é necessário usar mais energia para manter a bateria e a cabine aquecidas. Em geral, é necessário mais energia para aquecer um carro elétrico no inverno do que para resfriá-lo no verão.
Todos os veículos sofrem com o mesmo problema durante períodos de frio intenso, pois o ar fica mais denso quando esfria e os fluidos viscosos presentes em vários sistemas automotivos levam mais tempo para atingir suas temperaturas operacionais normais, o que exige mais trabalho do motor.
No entanto, as alternativas eletrificadas têm uma vantagem sobre as convencionais no aquecimento da cabine. Esses modelos têm grades menores e uma parte inferior da carroceria mais plana, o que reduz a resistência aerodinâmica e, consequentemente, o consumo de energia.
Além disso, a maioria dos componentes complexos que exigem fluidos viscosos não existem em um modelo elétrico e isso facilita muitas coisas. Em outras palavras, é possível usar elementos de aquecimento separados que começam a funcionar assim que o motorista dá a partida no veículo.
Isso ajuda a aquecer o assento e o resto do ambiente, eliminando a necessidade de deixar o motor ligado por 10 minutos antes de sair. Assim, os carros elétricos podem perder parte de sua autonomia em climas mais frios, mas essa perda é menor do que a de veículos convencionais.

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