Conecte-se conosco

Economia

Quando Pix dá erro, vale a pena realizar DOC ou TED?

Saiba qual a melhor alternativa nesses casos.

Publicado

em

Pix

Em março deste ano, as transações via Pix já somavam R$ 278 bilhões, segundo o Banco Central. No entanto, vez ou outra falhas podem ocorrer e quando o serviço dá erro ou está indisponível, o que fazer? Qual a melhor saída nesses casos?

Nessas horas, a melhor saída é fazer uma TED ou um DOC. Porém, será que vale a pena, ou é melhor aguardar pela normalização do serviço? Afinal, as transferências feitas via Pix são instantâneas, enquanto as outras opções possuem prazos específicos.

A TED é possível fazer somente durante o dia, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h59. Contudo, após a realização do pagamento, o banco só compensa o valor no dia seguinte. Já no caso do DOC, o valor estará disponível na conta do beneficiado somente no próximo dia útil, se transferido entre 06h30 e 22h. Para as operações fora desse horário ou em fim de semana e feriados, o prazo é de até 2 dias úteis. Além de tudo, o DOC limita transferências a R$ 4.999,99.

Se  não tiver como enviar um Pix, vale a pena utilizar esses serviços sim, mas atente-se quanto ao prazo. Antes de realizar seu TED ou DOC, estude bem esses fatores. Se a transferência for realizada numa sexta-feira, por exemplo, muitas vezes pode valer a pena esperar o serviço do Pix se regularizar. Mas, durante a semana, em até 1 dia útil você pode ter o problema solucionado, então fazer um TED ou DOC pode ser uma excelente opção.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS