Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Quedas históricas de preços dos grãos não tiram brilho da Kepler (KEPL3), recomenda corretora

Armazenagem ainda é gargalo no Brasil e ajuda companhia listada na B3 apesar de números menores

Publicado

em

A alta probabilidade de baixa severa para os grãos em 2023, que resvalará em toda a cadeia produtiva agregada, como já ficou demonstrado no primeiro semestre, não deve tirar o brilho das ações da Kepler Weber (KEPL3).

A Toro Investimentos colocou a companhia especializada em pós-colheita na sua carteira recomendada de Small Caps de setembro, a despeito dos números menores de caixa no balanço do segundo trimestre de 2023, cujo lucro líquido foi 44,6% menor sobre o 2T22.

Para recomendar a compra da ação entre outras quatro empresas de menor valor na B3 – e a única do agronegócio – a corretora enxerga o retorno sobre os investimentos (ROIC, do inglês) saudável, gerando retornos, e possibilitando a manutenção do crescimento.

Foi de 65,7% de abril a junho, o que segurou o valor das ordinárias da empresa em alta mesmo após a divulgação do último resultado, em 2 de agosto.

A rigor, no entanto, não deve ser esperado balanços melhores, em termos de geração de caixa da companhia de equipamentos de armazenagem, para os dois últimos trimestres do ano.

Apesar das cenas de grãos armazenados a céu aberto, sobretudo milho, ainda haverá menor disposição para mais produtores fazerem investimentos em sistemas de pós-colheita.

A soja deverá apresentar números pressionados, ampliando as quedas acumuladas de quase 20% na primeira metade de 2023, na comparação com os mesmos meses de 2022. A maior baixa em 10 anos.

O milho também se mantém com preços deprimidos, depois da ótima safra de inverno brasileira.

Nesta quarta (6), a KEPL3 gira em torno de R$ 11,49, mais 0,35%, dentro da faixa dos últimos pregões.

Com mais de 40 anos de jornalismo, sempre em economia e mercados, já passou pelas principais redações do País, além de colaborações para mídias internacionais. Contato por e-mail: infomercadosbr@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS