Imposto de Renda - IRPF
Quem recebe no 4º lote de restituição do IR? Consulta começa quinta-feira
Fique por dentro das restituições do Imposto de Renda e saiba como verificar se você está incluso nos pagamentos.
A restituição do Imposto de Renda é o valor que o contribuinte recebe de volta quando paga mais imposto do que deveria ao longo do ano. Isso pode acontecer por diversos motivos, como ter dependentes, despesas médicas, educação, previdência privada, entre outros.
Para ter direito à restituição, é preciso ter declarado o Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, além de ter valores a receber.
Neste ano, a Receita Federal está pagando as restituições em cinco lotes, sendo que inicialmente os valores são destinados aos contribuintes prioritários, como idosos, professores, pessoas com deficiência e quem optou pelo Pix ou pela declaração pré-preenchida.
Os demais lotes seguem a ordem de entrega da declaração, de modo que, aqueles que declararam primeiro terão direito a receber antes dos outros. Abaixo, confira as datas de pagamentos dos lotes:
- 1º lote: 31 de maio (já pago para 4.129.925 contribuintes);
- 2º lote: 30 de junho (já pago para 5.138.476 contribuintes);
- 3º lote: 31 de julho (já pago para 5.632.036 contribuintes);
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Consulta do 4º lote disponível em breve
Se você ainda não recebeu os repasses da Receita Federal, temos uma boa notícia: como já é de costume, é possível consultar os pagamentos com uma semana de antecedência. Então, para os valores desta quarta leva da restituição, os contribuintes poderão consultar a partir do dia 24 de agosto.
Para consultar, basta acessar a página da Receita Federal na internet com sua conta do Gov.Br, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, logo depois, ir para “Consultar a Restituição”. Além disso, é possível verificar se existem pendências na declaração ou qualquer outra inconsistência, por meio do e-CAC.
Agora que você já sabe tudo sobre o 4º lote da restituição do IR 2023, não perca tempo e faça a sua consulta assim que puder. E lembre-se: se você não receber a sua restituição neste lote, não se preocupe. Isso porque você pode estar no próximo e derradeiro pagamento neste ano ou até mesmo ter caído na malha fina.
Em último caso, verifique se existe alguma pendência na sua declaração. Em caso positivo, corrija o mais rápido possível.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Empresas1 dia atrás
Petrobras recebe autorização para iniciar operação do FPSO em Mero
-
Economia1 dia atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Economia1 dia atrás
Pagamento da segunda parcela do Pé-de-Meia começa na segunda