Economia
Quer se aposentar? Listamos 5 erros que você não pode cometer para chegar lá
Já chegou a hora de se aposentar? Então fique por dentro dos erros que você deve evitar na hora de solicitar o seu benefício.
Todo trabalhador sonha em, algum dia, conseguir se aposentar e poder desfrutar de uma vida mais tranquila. No entanto, com a reforma da Previdência, muitas pessoas estão confusas sobre como e quando será esse momento.
Existe alguma forma de aumentar o valor que será recebido no benefício ou de adiantar o prazo para que ele seja pago?
Saiba que algumas atitudes podem sim influenciar no cálculo, por isso, não ter um planejamento pode custar muito caro. Veja aqui 5 erros que você não deve cometer quando for fazer o seu.
1. Não se informar sobre as novas regras da Previdência
A reforma da Previdência tem trazido muitas mudanças desde 2019, quando começou a ser implementada, e suas regras complexas acabam confundindo muita gente.
Um dos erros mais comuns acontece na hora de escolher a modalidade da aposentadoria, afinal, muitas pessoas optam por receber o benefício logo que atingem os requisitos mínimos de idade e tempo de contribuição sem saber que esta costuma não ser a melhor opção para quem pretende receber um pouco mais.
O chamado Pedágio pode reduzir 50% do valor recebido nesses casos, então, conhecer as regras é fundamental para escolher a melhor modalidade de aposentadoria.
2. Falta de planejamento
Depois de conhecer as regras, escolha como deseja se aposentar e faça um planejamento para isso. Planejar é importante, pois vai levar em consideração sua idade, seu perfil e seus objetivos, permitindo que você se aposente com o maior valor possível para o seu caso.
3. Não se atentar à modalidade
Existem três modalidades de aposentadoria: idade, tempo de contribuição e aposentadoria especial. Para cada trabalhador, uma delas pode ser mais indicada. Informe-se para saber qual a melhor opção para você ainda durante o seu planejamento.
4. Documentações e dados incorretos
Para solicitar a aposentadoria, é preciso apresentar documentos como carteira de trabalho, holerites, extrato do FGTS, comprovante de conta salário, rescisões, recibo de pagamentos.
É fundamental que estejam todos atualizados e com as informações corretas, inclusive o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que deve apresentar todas as contribuições realizadas e dados trabalhistas do segurado.
No caso de aposentadoria especial, é importante também apresentar o PPC com informação do tempo de atividade insalubre ou com periculosidade.
5. Pedir o benefício antes do tempo
Preste muita atenção sobre todas as regras e fique muito atento sobre a melhor hora de solicitar o seu benefício. Às vezes, esperar só mais um pouquinho pode ser muito vantajoso e a aposentadoria pode vir com um valor muito maior.
Se você tem dúvidas sobre a aposentadoria, procure um especialista para te ajudar nesse processo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025