Economia
Reajuste dos benefícios INSS em 2021; Como solicitar revisão?
É de extrema importância que o segurado se atente ao prazo da concessão do benefício que não pode ser superior a dez anos.
Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) que foram beneficiados com a aposentadoria desde o ano de 2011 podem ter direito de aumentar o valor que recebem da previdência social . O reajuste nos valores pagos podem ser feito através de revisão e para saber se o segurado tem direito é preciso verificar se existem erros do INSS no cálculo da concessão da aposentadoria.
No primeiro instante o segurado precisa verificar a cartão de concessão e o cálculo utilizado para aposentadoria ou pensão por morte. Na informação da documentação, as informações relativas ao que foi considerado pelo INSS para a concessão daquele valor serão apresentados.
No caso de quem ganhou ação trabalhista após ter se aposentado também deve observar, pois é possível pedir a revisão do benefício para que o INSS possa incluir o processo que pode gerar um valor maior de aposentadoria.
Solicitação da revisão de aposentadoria
É de extrema importância que o segurado se atente ao prazo da concessão do benefício que não pode ser superior a dez anos. Para isto, busque no INSS que também pode ser buscado no portal Meu INSS a cópia do processo administrativo da aposentadoria. Por este documento será possível perceber se existe erro ou não na concessão.
Vale destacar que o segurado também pode procurar um advogado especialista em direito previdenciário para que o mesmo possa analisar.
Caso o trabalhador tenha se aposentado e em seguida tenha ganhado uma ação trabalhista ou ainda tenha o vínculo empregatício reconhecido, o mesmo pode solicitar a revisão para que seja incluso esse período no tempo de contribuição ou ainda para excluir o fator previdenciário.
Vale lembrar que com a Reforma da Previdência, não é mais possível converter o período trabalhado em atividade especial (insalubridade) em atividade comum. Porém, é possível computar esse período que o trabalhador exerceu antes de 13 de novembro de 2019.
Aprendiz e militar
Essa chance existe para os segurados do INSS que exerceram atividades como aluno aprendiz ou ainda que tenham prestado serviço militar nas Forças Armadas. Caso o segurado ou aposentado tenha cursado ensino fundamental, ou ensino médio em escola técnica como aluno aprendiz, também é permitido somar esse período no cálculo do benefício.
Contribuição como servidor público
Os aposentados que tenham trabalhado por algum período como servidor público e que tenham se vinculado a um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) podem avaliar o período no cálculo da aposentadoria do regime geral.
Com o tempo trabalho no regime próprio o segurado pode aumentar o tempo de contribuição e/ou atingir os pontos essenciais para excluir o fator previdenciário.
Atraso no recolhimento
A revisão é possível para os autônomos ou empresários que deixaram de contribuir com o INSS por determinado período em que exerciam atividade remunerada.
Aqui é necessário verificar dois pontos, o primeiro é realizar o recolhimento da contribuição retroativa comprovando que estava trabalhando durante o período. O segundo é o cálculo do montante a ser pago de contribuição para analisar a viabilidade do pagamento.
Leia também: Estou doente, posso começar a contribuir ao INSS e pedir aposentadoria por invalidez?

-
Loterias20 horas atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Finanças1 dia atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Tecnologia2 dias atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria
-
Saúde7 horas atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Carreira2 dias atrás
5 profissões que pagam bons salários e têm pouca concorrência
-
Agronegócio1 dia atrás
Bambu da sorte amarelado? Veja as causas e como recuperar a planta
-
Investimentos2 dias atrás
Quer investir em imóveis? Veja as capitais onde os preços mais sobem