Conecte-se conosco

Bancos

Real Digital: Banco Central avança nos preparativos para lançamento da nova moeda

A moeda digital do Banco do Brasil parece que finalmente vai sair do papel. Veja em que pé anda seu lançamento.

Publicado

em

Tudo evolui muito rápido no mundo, e coisas inimagináveis no século passado hoje são absolutamente normais. A economia e os métodos de pagamentos parecem ter dado um salto nas últimas décadas, e hoje temos em mãos formas muito facilitadas para pagar nossas contas.

Até os anos 1950, por exemplo, não existiam cartões de crédito, que só se popularizaram realmente há poucas décadas. Hoje em dia quase todo mundo possui um cartão, e as contas bancárias já são as principais formas de depósito de dinheiro.

Quantas pessoas você conhece hoje em dia que fazem pagamentos em lotéricas? Poucas, não é? A maioria utiliza a facilidade dos aplicativos para manter seus boletos em dia. E, vamos combinar, quase ninguém mais utiliza dinheiro!

Se antes, com o cartão de débito, a população já saía de casa sem dinheiro em papel, imagina agora com o surgimento do PIX. O PIX se tornou, em poucos anos, a forma de pagamento mais utilizada do país, caindo na graça da população de uma forma surpreendente.

E seguindo nessa evolução, o Banco Central resolveu criar o Real Digital, que será uma moeda digital. Ela é um pouco diferente da criptomoeda, que é outra evolução muito interessante na economia, mas pode ser guardada em carteiras digitais.

Ela serve para facilitar as transações, bem como as conversões do dinheiro digital. O Real Digital não terá necessidade de mineração, pois será emitida pelo Banco Central e distribuída para as instituições.

Já a conversão de valores será baseada na moeda atual, e além das carteiras digitais, poderá ser guardada em contas nos bancos.

De acordo com Campos Neto, o Real Digital deve se unir ao PIX e ao Open Finance até o ano que vem para completar a modernidade dos pagamentos. Ainda faltam alguns ajustes para que a moeda entre em circulação, por isso não se tem uma data definitiva para que isso aconteça.

Um desses ajustes que o Banco Central está programando para o Real Digital é o seu funcionamento off-line, que deve facilitar a vida de quem substituirá o dinheiro físico por ele. É a modernidade dominando também o universo das finanças.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS