Conecte-se conosco

Bancos

Real Digital: piloto do programa permite que bancos congelem contas de usuários

Publicado

em

Nesta segunda semana de julho, o Banco Central do Brasil publicou diversos documentos sobre o projeto da nova moeda digital nacional, o Real Digital, na plataforma GitHub. Além disso, a instituição financeira também permitiu que fosse feita uma auditoria pública no código do sistema, que ainda se encontra na versão piloto.

Assim, com a disponibilização do código para análise, diversos desenvolvedores foram em busca de inconsistências e possíveis problemas e encontraram-nos. Conforme as análises, existem algumas funções preocupantes presentes no contrato inteligente, pelo menos nessa versão que foi testada.

Permissões encontradas no código do Real Digital

De acordo com os desenvolvedores, algumas funções permitem que controladores façam alterações importantes nas informações dos operadores do Real Digital. Desde operações como “cunhar” os tokens da moeda e habilitar ou desabilitar contas-alvo, outras ferramentas foram encontradas.

Pedro Magalhães, desenvolvedor full-stack especializado em blockchain, DeFi e na linguagem de programação Solidity, que é a usada pelo Banco Central no Real Digital, foi quem encontrou algumas mudanças que entidades autorizadas pelo BC poderiam fazer, sendo algumas um pouco preocupantes, como:

  • Criar ou queimar moedas de certos endereços;
  • Congelar ou descongelar contas específicas;
  • Mover moedas do Real Digital (ou outros tokens da rede, caso existam) de um endereço para outro;
  • Aumentar ou diminuir saldo das contas congeladas.

O site Portal do Bitcoin foi em busca de maiores esclarecimentos, sendo que o Banco Central admitiu que essas funções podem, sim, estar presentes na versão final do código, já que ferramentas semelhantes existem atualmente.

“O Banco Central e instituições já dispõem de funcionalidades similares no ambiente atual de sistemas, como o SPB e o Pix, sendo seu uso regido por lei e regulamento”, disse o Banco Central.

O que resta é aguardar até que a versão final do código esteja entre nós, esperando que o Banco Central seja transparente em relação a essas ferramentas e outras, que podem causar estranhamento e polêmicas, principalmente entre as pessoas que não são tão familiarizadas com as moedas digitais.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS