Mundo
Realize seu sonho de fazer intercâmbio de forma gratuita! Saiba como isso é possível
Estudar no exterior pode ser um sonho distante devido ao orçamento. No entanto, isso pode ser facilmente resolvido com esses programas.
Para muitos, o famoso intercâmbio — viajar para estudar e conhecer outras culturas — é um sonho distante devido aos altos custos desse tipo de programa.
É possível fazer intercâmbio de estudo, de trabalho ou de ambos paralelamente, em qualquer uma das situações vai te trazer diferentes experiências, dependendo da modalidade escolhida.
É possível fazer intercâmbio durante o Ensino Médio ou em uma graduação. No entanto, os custos tendem a ser diferentes. Para o Ensino Médio, o gasto semanal fica em torno de 400 reais, enquanto que para a graduação os custos podem chegar até a 1 mil reais por semana, levando em consideração apenas os estudos do idioma.
Logo, o gasto é ainda maior se contabilizar o visto, a documentação, as passagens, entre outras necessidades.
É claro que a escolha do país em que você vai estudar interfere, e muito, no preço a se pagar. Os destinos mais escolhidos, e por isso mais caros, são os Estados Unidos e o Reino Unido.
Dessa forma, uma maneira de pagar menos nesses casos é escolher viajar para países como a África do Sul, que podem te agregar culturalmente tanto quanto os outros países.
Certamente, muitos estudantes engavetam esse sonho, mas é possível realizá-lo sem gastar enormes quantias. Isso graças a diversos programas de intercâmbio gratuito, por exemplo, a AFS Intercultura, dedicada a alunos do Ensino Médio.
Essa ONG cobre os custos de passagem, alimentação, moradia, visto, transporte, matérias de estudo, plano de saúde e ainda adiciona um benefício de 120 dólares.
Essa é uma ótima oportunidade para que jovens desfrutem da experiência no exterior sem se preocupar com os custos. A AFS oferece essas bolsas para jovens estudantes que não têm condições de fazer essa nova jornada sem auxílio.
Também existe o programa intitulado Jovens Embaixadores, que envia jovens estudantes, entre 15 e 18 anos, por três semanas para os Estados Unidos.
Para participar do programa, é necessário nunca ter tido (ou ter pouca) experiência viajando ao exterior e nunca ter visitado os Estados Unidos. Além disso, é necessário que o jovem seja de uma família de baixa renda e seja matriculado em uma escola pública.
Além desses requisitos, o estudante deve ter um ótimo desempenho acadêmico e ter uma personalidade comunicativa.
Agora, vamos trazer informações para aqueles que estão na graduação e querem viajar. É interessante pesquisar se a sua universidade tem convênio com alguma universidade no exterior, pois esse pode ser o pontapé inicial para a sua nova jornada.
Também há a opção de se inscrever no programa Santander Universidades, que também tem convênio com mais de 20 universidades no exterior, para bolsas de graduação e de pós.
Por fim, também há a possibilidade de conseguir bolsas entre 5% e 95% pela Fullbright. São bolsas para graduação e também para estudo acadêmico. Dessa forma, é possível perceber que não é necessário gastar todas as suas economias para finalmente ter a tão sonhada experiência do intercâmbio.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia19 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas22 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: o que dá para fazer com os R$ 600 milhões do prêmio?
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Mundo23 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho