Economia
Receita Federal: Empresas têm até dia 29 para enviar comprovantes de rendimentos
Preparação para o Imposto de Renda.
Os empregadores, bem como bancos e corretoras de valores, têm até quinta-feira (29) para encaminhar aos seus funcionários e clientes, respectivamente, os informes de rendimentos relativos ao ano de 2023. Esses documentos são essenciais para a elaboração da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, cujo período de entrega sem multa abrange o intervalo de 15 de março a 31 de maio deste ano.
A obrigatoriedade da disponibilização dos informes pode ser atendida tanto através dos Correios quanto de forma digital, por meio de e-mail, internet ou intranet. No caso de servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser acessado pelo site ou aplicativo SouGov.br, disponível para Google Play e App Store.
Esses informes devem conter os valores recebidos pelos trabalhadores ao longo do ano anterior, bem como detalhar os montantes descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda retido na fonte. Contribuições para previdência complementar da empresa e aportes para planos de saúde coletivos também devem ser incluídos, caso existam.
Comprovantes de rendimentos
Além disso, os comprovantes referentes a planos de saúde individuais e fundos de pensão são obrigatórios e serão utilizados para a dedução dos valores no Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não receba os informes dentro do prazo estipulado, é recomendável entrar em contato com o departamento de recursos humanos da empresa ou com o gerente da instituição financeira. Persistindo o atraso, é possível contatar a Receita Federal. Em situações de erros ou discrepâncias nos dados, é necessário solicitar um novo documento corrigido.
A Receita
A Receita Federal sugere que os contribuintes mantenham os informes de rendimentos por no mínimo cinco anos, a partir de 1º de janeiro do ano subsequente ao da declaração. Essa mesma recomendação é válida para outros documentos que sirvam como comprovantes das informações prestadas.
A declaração do IRPF é obrigatória para aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos durante o ano de 2023.
A Receita Federal é um órgão governamental brasileiro responsável pela administração e fiscalização dos tributos federais, bem como pelo controle aduaneiro, combate à sonegação fiscal e à lavagem de dinheiro. É vinculada ao Ministério da Economia e exerce um papel fundamental na arrecadação de recursos para o governo federal.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025