Conecte-se conosco

Economia

Relatório de música gravada da IFPI mostra crescimento em 2021

Na última quarta-feira (23), a Global Music Report divulgou a porcentagem do crescimento de músicas gravadas da IPFI no ano de 2021. Confira!

Publicado

em

Relatório de música gravada da IFPI mostra crescimento em 2021

Em 2021, o crescimento do mercado global da música gravada obteve um crescimento de 18,5%, que foi estimulado pelo aumento da utilização do streaming por assinatura paga, segundo a IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que é a organização que representa a indústria da música gravada no mundo todo. Os números foram divulgados pelo Global Music Report nesta quarta-feira (23).

Esse aumento das assinaturas pagas alcançou 21,9% e um total de 523 milhões de usuários de contas com assinatura paga ao fim do ano de 2021.

Leia também: Saiba mais sobre a nova plataforma ‘Pianity’ de NFTs, com foco no mercado musical do Brasil

Os números totais do streaming tiveram um crescimento de 24,3%, o que reflete em US$ 16 bilhões. Esse aumento é sustentado também pelos ganhos em outras áreas como os formatos físicos, que representam +16,2%, e os direitos de performance, que representam +4%.

As atividades que buscam a impulsão de uma evolução constante do mercado são exercidas pelas gravadoras, que, somados às equipes locais, geram o maior investimento em artistas e gêneros locais. As gravadoras estão em um processo de crescimento contínuo nos maiores mercados como da Ásia, América Latina e África, assim como mercados mais experientes, como Europa e América do Norte.

Em uma conferência em Londres, Frances Moore, presidente executivo da IFPI, comentou sobre a Global Music Report: “Em todo o mundo, as gravadoras estão se engajando em um nível muito local, para apoiar as culturas musicais e promover o desenvolvimento de ecossistemas musicais emergentes e consequentemente, o mercado de música de hoje é o mais competitivo da memória. Os fãs estão curtindo mais música do que nunca e de muitas maneiras novas e diferentes. Isso cria enormes oportunidades para os artistas. Aqueles que optam por fazer parceria com uma gravadora o fazem para se beneficiar do suporte de equipes globais ágeis e altamente responsivas de especialistas dedicados a ajudá-los a alcançar o sucesso criativo e comercial e a construir suas carreiras de longo prazo’’.

Crescimento nas outras regiões do mundo

Os números do relatório mostram o quanto as receitas das músicas gravadas cresceram no mundo inteiro. Confira:

  • A Ásia cresceu 16,1%. O seu maior mercado, o Japão, chegou a registar um crescimento de 9,3%. Exceto o Japão, a região obteve um crescimento de 24,6% nas receitas. O continente asiático respondeu, também, por uma parcela importante das receitas físicas globais (49,6%).
  • A Australásia contou com um aumento de 4,1%. A Austrália marcou +3,4% e seguiu entre os 10 principais mercados do mundo. Já a Nova Zelândia viu um crescimento nas receitas de 8,2%.
  • A segunda maior região de música gravada no mundo, a Europa, obteve um crescimento de 15,4%. Os mercados do Reino Unido (+13,2%), Alemanha (+12,6%) e França (+11,8%) também marcaram um crescimento de dois dígitos.
  • A América Latina alcançou um crescimento de 31,2%, que é uma das maiores porcentagens do mundo. O mercado é dominado em 85,9% pelo streaming.
  • Separados pela primeira vez, o Oriente Médio e o Norte da África alcançaram um crescimento de 35%. O streaming impulsionou de forma particular nesta região.
  • Na América do Norte, principalmente nos EUA e Canadá, houve um crescimento de 22% em 2021, e acabou superando a taxa de crescimento mundial. Apenas o mercado dos EUA marcou um crescimento de 22,6% e as receitas da música chegaram a 12,6% no Canadá.

Sobre o IFPI

A voz da indústria fonográfica mundial em todas as regiões é feita pela IFPI, o que representa mais de 8.000 membros de gravadoras no mundo inteiro.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS