Economia
Reviver o Galeão e a (inexistente) economia do Rio é jogar para o eleitorado. E custos ao consumidor e cias. áreas
Novas medidas torarão voos do Santos Dumont para o Galeão, devendo encarecer para os viajantes e companhias aéreas
Essa história de tentar reviver o Aeroporto do Galeão (Tom Jobim), vendido como parte significativa do apoio à economia do Rio de Janeiro, é pura tergiversação para jogar nas costas do consumidor uma catapulta política do prefeito carioca Eduardo Paes e do governador do estado Cláudio Castro.
Eles não querem assumir publicamente que o Tom Jobim, como é chamado o terminal internacional, foi esvaziado porque muitas companhias áreas internacionais abandonaram a pista – e as que ficaram operam frequências reduzidíssimas.
A criminalidade encurtou o turismo internacional e o Rio não tem expressão econômica relevante alguma que justifiquem mais pousos e decolagens.
O fato é que inventaram de deslocar para o RioGaleão voos do Aeroporto Santos Dumont (SDU) com mais de 400 kms de distância.
E o governo Lula aceitou como parte do pacote de buscar o apoio de ambos para aumentar seu cacife junto ao eleitorado, que foi pendido para Jair Bolsonaro em 2022.
Adeus ponte área Congonhas-Santos Dumont, a linha mais rentável para todas as companhias, exceto para Azul que não possui slots para esse trajeto, com custo maior para os milhares de viajantes a trabalho e, por cima, os riscos inerentes em passar a Linha Vermelha.
A operações do hub do Galeão ficarão mais caras para as empresas e serão ainda repassadas nos bilhetes.
O SDU é no centro do Rio, de fácil deslocamento. O Tom Jobim é longe e atravessa as piores rotas do crime urbano carioca.
Essa realidade do Rio de Janeiro não é única no Brasil, infelizmente, e ninguém torce contra o estado.
Mas o vácuo deixado pelas empresas que saíram do Rio e a periculosidade, que se aproxima mais de todo mundo pela geografia da cidade, não é problema de todos.

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