Tecnologia
Revolução nos asfaltos brasileiros: pneus velhos viram estradas sustentáveis
Minas Gerais transforma lixo em inovação ao usar asfalto borracha em rodovias.
Nos últimos anos, Minas Gerais emergiu como um líder no uso de tecnologias sustentáveis na infraestrutura rodoviária do Brasil. Ao apostar no asfalto de borracha, o estado tem colhido frutos econômicos e ambientais. Mas como essa inovação tem transformado as estradas mineiras?
A implementação do asfalto borracha, feito com pneus reciclados, já resultou na recuperação de mais de 5,5 mil quilômetros de estradas. Tal abordagem não só reduz o acúmulo de resíduos, mas também diminui as emissões de carbono e eleva a durabilidade das vias.
Com um aumento de 2.400% no uso desse material nos últimos anos, Minas Gerais se destacou nacionalmente. A estratégia também atraiu o interesse de outros estados, que consideram adotar práticas semelhantes para suas rodovias.
Asfalto é produzido com borracha de pneus moídos – Imagem: reprodução/Maxandrey/Pexels
O salto do asfalto borracha
Entre 2020 e 2024, Minas Gerais aumentou significativamente o uso do asfalto borracha, com o consumo saltando de 1.107 toneladas para 40.115 toneladas. No total, mais de 1,6 milhão de pneus foram reaproveitados, o que destaca o compromisso com a sustentabilidade.
Tal iniciativa faz parte do programa Caminhos para Avançar, um dos maiores projetos de recuperação viária da história do estado. Rodovias como MGC-496 e MG-164 ilustram o sucesso dessa tecnologia, que gerou melhorias significativas na infraestrutura local.
O uso do asfalto borracha contribui para a preservação de cerca de 40 mil árvores, graças à redução de emissões de carbono. Além disso, a longevidade elevada das estradas diminui os custos de manutenção, um benefício tanto para o governo quanto para os usuários.
Minas Gerais na liderança nacional
Minas Gerais se consagra como o estado líder no uso de asfalto-borracha no Brasil. Nos últimos cinco anos, o consumo totalizou mais de 210 mil toneladas. Esse tipo de pavimento é mais resistente a deformações e ao surgimento de buracos.
Roberto Perez, gerente comercial da fornecedora do produto, ressalta que a durabilidade do asfalto borracha oferece economia a longo prazo. Tal inovação traz vantagens aos usuários das rodovias e ao governo estadual.
Processo de produção do material
O asfalto-borracha resulta da mistura de pó de pneu moído com concreto asfáltico de petróleo. Esse processo gera um material elástico e resistente, ideal para diferentes condições climáticas brasileiras. A técnica diminui a necessidade de reparos frequentes e, assim, amplia a vida útil das vias.
Além da eficiência técnica, o asfalto-borracha reforça a sustentabilidade ao evitar que pneus acabem em aterros. A redução de criadouros de mosquitos transmissores de doenças como a dengue é outro mérito significativo dessa abordagem.
Assim, Minas Gerais demonstra que é possível aliar desenvolvimento com responsabilidade ambiental. A iniciativa não só melhora as rodovias, mas também serve como exemplo para outras regiões, multiplicando seu impacto positivo em todo o país.
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