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Tecnologia

Revolução nos asfaltos brasileiros: pneus velhos viram estradas sustentáveis

Minas Gerais transforma lixo em inovação ao usar asfalto borracha em rodovias.

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Nos últimos anos, Minas Gerais emergiu como um líder no uso de tecnologias sustentáveis na infraestrutura rodoviária do Brasil. Ao apostar no asfalto de borracha, o estado tem colhido frutos econômicos e ambientais. Mas como essa inovação tem transformado as estradas mineiras?

A implementação do asfalto borracha, feito com pneus reciclados, já resultou na recuperação de mais de 5,5 mil quilômetros de estradas. Tal abordagem não só reduz o acúmulo de resíduos, mas também diminui as emissões de carbono e eleva a durabilidade das vias.

Com um aumento de 2.400% no uso desse material nos últimos anos, Minas Gerais se destacou nacionalmente. A estratégia também atraiu o interesse de outros estados, que consideram adotar práticas semelhantes para suas rodovias.

Asfalto é produzido com borracha de pneus moídos – Imagem: reprodução/Maxandrey/Pexels

O salto do asfalto borracha

Entre 2020 e 2024, Minas Gerais aumentou significativamente o uso do asfalto borracha, com o consumo saltando de 1.107 toneladas para 40.115 toneladas. No total, mais de 1,6 milhão de pneus foram reaproveitados, o que destaca o compromisso com a sustentabilidade.

Tal iniciativa faz parte do programa Caminhos para Avançar, um dos maiores projetos de recuperação viária da história do estado. Rodovias como MGC-496 e MG-164 ilustram o sucesso dessa tecnologia, que gerou melhorias significativas na infraestrutura local.

O uso do asfalto borracha contribui para a preservação de cerca de 40 mil árvores, graças à redução de emissões de carbono. Além disso, a longevidade elevada das estradas diminui os custos de manutenção, um benefício tanto para o governo quanto para os usuários.

Minas Gerais na liderança nacional

Minas Gerais se consagra como o estado líder no uso de asfalto-borracha no Brasil. Nos últimos cinco anos, o consumo totalizou mais de 210 mil toneladas. Esse tipo de pavimento é mais resistente a deformações e ao surgimento de buracos.

Roberto Perez, gerente comercial da fornecedora do produto, ressalta que a durabilidade do asfalto borracha oferece economia a longo prazo. Tal inovação traz vantagens aos usuários das rodovias e ao governo estadual.

Processo de produção do material

O asfalto-borracha resulta da mistura de pó de pneu moído com concreto asfáltico de petróleo. Esse processo gera um material elástico e resistente, ideal para diferentes condições climáticas brasileiras. A técnica diminui a necessidade de reparos frequentes e, assim, amplia a vida útil das vias.

Além da eficiência técnica, o asfalto-borracha reforça a sustentabilidade ao evitar que pneus acabem em aterros. A redução de criadouros de mosquitos transmissores de doenças como a dengue é outro mérito significativo dessa abordagem.

Assim, Minas Gerais demonstra que é possível aliar desenvolvimento com responsabilidade ambiental. A iniciativa não só melhora as rodovias, mas também serve como exemplo para outras regiões, multiplicando seu impacto positivo em todo o país.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

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